Entre a sexta-feira, dia 17 de abril, e esta segunda-feira, dia 20, foram notificados à Vigilância Epidemiológica de Teutônia 4 novos casos suspeitos de Covid-19...
Entre a sexta-feira, dia 17 de abril, e esta segunda-feira, dia 20, foram notificados à Vigilância Epidemiológica de Teutônia 4 novos casos suspeitos de Covid-19 acompanhados em domicílio. Paralelamente, 16 casos suspeitos que vinham sendo acompanhados a domicílio foram encerrados, pois não apresentaram evolução nos sintomas.
Os casos suspeitos acompanhados em domicílio são de pessoas que apresentam síndrome gripal e estão em isolamento residencial, recebendo acompanhamento constante das equipes de saúde para verificar a evolução dos sintomas. Este número não leva conta os familiares.
Teutônia tem um caso confirmado de Covid-19 (novo coronavírus), a partir de teste rápido feito na paciente internada no Hospital Ouro Branco, posteriormente confirmado pelo Lacen. Trata-se de uma mulher de 49 anos, que internou na casa de saúde no início da tarde do, dia 10 de abril, com sintomas suspeitos. Ela recebeu alta neste domingo, dia 19 de abril, e segue em isolamento domiciliar. O caso ainda não é considerado curado.
Vale ressaltar que o descumprimento das medidas de isolamento por parte das pessoas com suspeitas de Covid-19 acompanhadas em domicílio acarretará na responsabilização legal, conforme prevê portaria do Governo Federal, sendo a autoridade policial e Ministério Público informados sobre este descumprimento. Também é importante salientar que, conforme o novo Protocolo do Ministério da Saúde, pessoas com síndrome gripal são suspeitas para o Covid-19 e por isso são colocadas em isolamento, mas só são feitos testes nos pacientes hospitalizados.
Diante do aumento progressivo de casos suspeitos e confirmados na região, solicita-se que as pessoas continuem adotando as medidas protetivas e de higienização, além de sair de casa somente em casos de extrema necessidade e evitando aglomerações. Também recomenda-se o uso da máscara de tecido ao sair de casa.
Data de publicação: 20/04/2020