Além do alargamento, vias também receberam outras melhorias

A Secretaria de Obras de Teutônia segue trabalhando em diversas frentes. Recentemente, duas das frentes de trabalho foram nas estradas da Linha Leopoldina e da Linha Gamela. Nestas localidades, as estradas existentes foram alargadas, visando facilitar o escoamento da produção e o trânsito de veículos e máquinas, especialmente tratores.

A estrada que liga a Linha Geraldo à Linha Leopoldina tinha uma largura de aproximadamente quatro metros. Com a intervenção da Secretaria de Obras, a largura passou para seis metros. As obras iniciaram no término do asfalto e seguiram ao longo de 3,5 quilômetros. Além do alargamento, também foi feita a limpeza lateral e o ensaibramento da via.

Já a estrada que liga a Linha Catarina à Linha Gamela tinha uma largura de aproximadamente três metros. Com a intervenção, a largura passou para cinco metros. As obras iniciaram no término do asfalto e seguiram ao longo de 4,3 quilômetros. Além do alargamento, também foi feita a limpeza lateral e a estabilização do leito da via.

O trabalho de alargamento das vias do interior iniciou em janeiro, com a estrada geral de Linha Germano, que teve sua pista alargada de quatro para seis metros, além da limpeza lateral da via e o rompimento de rochas nas valetas, para facilitar o escoamento da água das chuvas. As obras iniciaram no fim do asfalto, em frente à propriedade de Claudio Schäffer, e seguiram ao longo de quatro quilômetros, até o início do calçamento em paralelepípedos, nas proximidade da divisa com as localidades de Linha Boa Vista Fundos e Linha Catarina Alta.

No final de janeiro e durante o mês de fevereiro, foi a vez da estrada geral da Linha Catarina ser alargada de quatro para seis metros. As obras iniciaram junto à Comunidade Evangélica de Confissão Luterana e seguiram ao longo de dois quilômetros em direção à Linha Catarina Alta. Além do alargamento, também foi feita a limpeza lateral da via e o rompimento de rochas nas valetas.

Conforme o secretário de Obras, Marcelo Walter, as estradas do interior não recebiam uma intervenção tão significativa há vários anos. “Tratam-se de regiões com vários produtores grandes e com trânsito intenso de tratores e outros veículos. Este alargamento era importante e necessário, facilitando o trânsito”, observou.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 06/05/2020

Créditos das Fotos: Paulo Sérgio Rosa, divulgação