Quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não tomou a vacina deve procurar o posto de saúde mais próximo

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Teutônia prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 30 de junho. Quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não tomou a vacina, deve procurar o posto de saúde mais próximo. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.

Em Teutônia, a campanha de vacinação contra a gripe ocorre da seguinte forma:

– professores e pessoas de 55 a 59 anos : recebem a vacina no Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro, ESF 2 e postos de saúde dos bairros Teutônia e Languiru. Professores devem apresentar documento comprobatório da atuação;

– gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade : recebem a vacina nos Centros Materno Infantis do Posto de Saúde do Bairro Alesgut e do Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro;

– crianças menores de 12 anos portadoras de doenças crônicas : também recebem a vacina nos Centros Materno Infantis do Posto de Saúde do Bairro Alesgut e do Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro;

– idosos : pessoas com 60 anos ou mais de idade recebem a vacina de forma domiciliar. Quem não recebeu a vacina ainda, deve contatar, por telefone, a sua unidade de saúde de referência.

– doentes crônicos, pessoas com deficiência, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo : vacinação ocorre no Centro Avançado de Saúde do Bairro Canabarro, ESF 2 e postos de saúde dos bairros Teutônia e Languiru. Os portadores de doenças crônicas deverão apresentar atestado médico com o CID da doença. Já os caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo deverão apresentar documento comprobatório da atuação.

Durante o período de campanha, a vacina da gripe estará disponível somente para pessoas dos grupos prioritários. Solicita-se que as pessoas apresentem, no momento da vacinação, o documento de identificação e a carteirinha de vacinação. Para as gestantes, solicita-se também que apresentem o cartão da gestante.

Cobertura vacinal em Teutônia

Até o momento, Teutônia imunizou 81,03% do público-alvo, conforme consulta às 14h desta terça-feira, dia 02 de junho, no sistema SI-PNI Web. A atenção maior se volta às crianças e gestantes, pois somente 55,50% e 54,32% destes dois públicos-alvo, respectivamente, foram vacinados. Da mesma forma, somente 25,77% dos adultos de 55 a 59 anos tomaram a vacina.

Confira, a seguir, a cobertura vacinal de Teutônia dos públicos-alvos, conforme dados lançados no sistema SI-PNI Web:

– Crianças: 1.020 vacinadas (55,50%), de um população total estimada de 1.838;

– Gestantes: 151 vacinadas (54,32%), de um população total estimada de 278;

– Trabalhadores da saúde: 601 vacinados (140,75%), de um população total estimada de 427;

– Puérperas: 50 vacinadas (108,70%), de um população total estimada de 46;

– Adultos 55 a 59 anos: 393 vacinados (25,77%), de um população total estimada de 1.525;

– Idosos: 3.911 vacinados (113,49%), de um população total estimada de 3.446;

– Total: 6.126 vacinados (81,03%), de um população total estimada de7.560.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 02/06/2020

Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer/arquivo