Comitiva de Bom Retiro do Sul conheceu o SIM e conheceu uma agroindústria, bem como buscou informações sobre a adesão de Teutônia ao Susaf
O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Teutônia na valorização das agroindústrias está gerando vários frutos. Na quinta-feira, dia 04 de junho, representantes do município de Bom Retiro do Sul estiveram em Teutônia conhecendo o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e como o município se adequou ao Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).
A comitiva de Bom Retiro do Sul foi composta pelo coordenador de Indústria e Comércio, Carlos Henrique Dullius; coordenador de Agricultura e Meio Ambiente, William Roberto Faleiro; e o médico veterinário Henrique Schwertner Goellner. Eles foram recebidos pela subsecretária de Agricultura e Meio Ambiente, Nara Regina Nichterwitz, e pela médica veterinária e coordenadora do SIM de Teutônia, Candice Schmidt.
Teutônia aderiu ao sistema em 2018 e já possui cinco agroindústrias autorizadas a utilizar o selo do Susaf, o que permite a comercialização dos produtos em todo o Estado. Por isso, os representantes da Prefeitura de Bom Retiro do Sul conheceram o funcionamento do SIM e os passos que o Município de Teutônia deu para aderir ao Susaf, bem como iniciar a regulamentação do SIM no município vizinho. Na oportunidade, ainda conheceram a agroindústria familiar de queijos Casa Schneider, na Linha Ribeiro.
Nara Regina Nichterwitz destaca que Teutônia tem servido de referência a outras cidades no que se refere às agroindústrias. “As pessoas veem nosso município como um modelo a ser seguido. Isso é motivo de alegria para todos nós, pois entendemos que as agroindústrias são alternativa de renda e qualidade de vida no campo”, salienta.
O trabalho feito em Teutônia tem despertado a atenção de empreendedores de outros municípios. Comitivas de vários municípios, como Tabaí, São José do Sul e Montenegro, já vieram a Teutônia para conhecer o Serviço de Inspeção Municipal e as agroindústrias, bem como buscar informações sobre a adesão ao Susaf.
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Data de publicação: 08/06/2020
Créditos das Fotos: divulgação