Após o período chuvoso, obras foram retomadas a todo vapor. Drenagem e terraplanagem foram feitas pela Secretaria de Obras

Após um período de chuvas, foram retomadas, a todo vapor, as obras da rótula fechada na ERS-128 (Via Láctea), junto ao acesso da Rua Major Bandeira, via que interliga os bairros Languiru e Alesgut, em Teutônia. Assim como na rótula do Bairro Canabarro, já concluída, objetivo é a redução de acidentes e facilitar a mobilidade no local.

Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, a construção das duas rótulas fechadas representam um marco na infraestrutura no município. “São obras históricas, pois foram muitas tratativas com o Estado e a comunidade aguardava ansiosamente por uma solução nestes locais. Não temos dúvidas de que as rótulas fechadas trarão mais segurança. São vidas que estaremos salvando com estas rótulas, além de estarmos reduzindo os acidentes nestes locais”, afirma.

Da mesma forma, Brönstrup ressalta que as rótulas fechadas são chave importante para o desenvolvimento de Teutônia. “Antigamente, a Via Láctea era uma via periférica, que veio para facilitar o escoamento da nossa produção. Tamanha a sua importância, a rodovia foi se inserindo no desenvolvimento urbano da cidade e se transformando numa via crucial, que carecia de investimentos. Com as rótulas fechadas, temos um novo capítulo no desenvolvimento de Teutônia”, frisa.

Enquanto ocorriam os trâmites licitatórios para a contratação da empresa que está executando a base e o pavimento, a Secretaria de Obras, com maquinário e pessoal próprios, iniciou a terraplanagem e drenagem no local, assim como ocorreu na rótula do Bairro Canabarro. O trevo da Rua Major Bandeira também é o principal acesso à rodovia ERS-419, que interliga Teutônia a Poço das Antas.

As obras estão executadas pela empresa RGS Engenharia S.A., de Porto Alegre, num investimento previsto de R$ 614.964,75, custeado com recursos próprios da Prefeitura de Teutônia, que assumiu a responsabilidade pelas obras das rótulas na rodovia, que é de competência do Estado. A intenção é concluir as obras o mais breve possível.

Já as obras na rótula do Bairro Canabarro, na interseção da ERS-128 com a Rua 17 de Junho e estrada da Linha Ribeiro, estão concluídas. O investimento foi de R$ 808.014,40, também em recursos próprios municipais, sendo que R$ 600 mil foram devolvidos pela Câmara de Teutônia à Prefeitura com a finalidade de investir nas rótulas.

Ambos os trevos que estão sendo transformados em rótulas fechadas têm fluxo intenso de veículos, além de concentrar um alto número de acidentes, inclusive fatais. Com as rótulas fechadas, espera-se diminuir consideravelmente o número de ocorrências nos locais. A Prefeitura tem a autorização da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para executar as obras.

Linha do tempo*

– 1980 : Inicia a construção da rodovia, na época denominada de EP-2, obras executadas pela Construtora Camargo Corrêa;

– Dezembro de 1985 : Conclusão e inauguração da Via Láctea. Obra teve investimento total de Cr$ 20 bilhões (valor em cruzeiros, moeda da época);

– Janeiro de 1986 : Ocorreram os dois primeiros acidentes graves na rodovia, ambos com apenas feridos;

– 16 de junho de 1986 : Três mortes em uma colisão entre uma Brasília e uma camionete Chevrolet;

– 30 de novembro de 2000 : Acidente entre um ônibus escolar e uma carreta, na travessia da Rua Major Bandeira, resulta na morte de dois estudantes e mais seis alunos feridos;

– 30 de novembro de 2000 : Após o acidente, a Prefeitura trancou a passagem da rodovia com máquinas e caminhões, isolando o local;

– 1º de dezembro de 2000 : Após o acidente, a então concessionária Sulvias anunciou a construção de uma rótula vazada no entroncamento da Rua Major Bandeira, sendo que as obras começaram e foram concluídas rapidamente;

– 2000 : Logo depois das obras da rótula vazada, a Sulvias promete transformar o entroncamento com a Major Bandeira em rótula fechada, projeto que nunca se realizou pela concessionária;

– De 2001 até 2016 : Prefeitos Ricardo Brönstrup, Silvério Luersen e Renato Altmann tentaram sensibilizar o Estado a promover obras nas rótulas, por meio de audiências presenciais, ofícios e pressões de deputados, mas nenhuma providência foi tomada pelo governo estadual;

– 9 de dezembro de 2009 : Prefeitura de Teutônia, durante reunião com o então diretor-geral do Daer, Vicente de Brito, faz a sua 11ª solicitação (desde 1999), para que o Estado realizasse melhorias na rodovia;

– 2010 : Ano violento com nove mortes na rodovia. Num período de 13 dias (11 a 24 de março), ocorreram quatro acidentes, que resultaram na morte de sete pessoas, todas nas imediações da rótula do Bairro Canabarro;

– 2010 : Sequência de mortes gerou protesto de moradores, fechando por alguns instantes a rodovia. Nova cobrança (a 13ª desde 1999), de lideranças do Município ao Daer;

– 2010 : Após acidentes, Sulvias aplicou medidas como reforço na sinalização, tachões no eixo central, instalação de “ilhas virtuais” (olho de gato) na pista próximo às rótulas e escavações que fecharam acesso clandestinos à rodovia;

– 17 de março de 2010 : Ministério Público de Teutônia instaurou inquérito para investigar o Daer e a Sulvias;

– 28 de abrl de 2011 : Lançamento do projeto “Duplica Via Láctea”, para mobilizar entidades da cidade em prol de obras de infraestrutura na rodovia;

– 12 de agosto de 2011 : Audiência pública liderada pelo então deputado estadual Luís Fernando Schmidt, na Comunidade Evangélica Redentor, no Bairro Canabarro, quando foram apresentados vários indicadores de acidentes da rodovia, bem como os pleitos de obras de infraestrutura;

– 2011 a 2013 : Várias audiências e ofícios ao Estado solicitando as obras ou retorno dos pleitos do Duplica Via Láctea. Nenhum retorno positivo;

– Abril de 2013 : Fim do contrato e dos serviços da concessionária Sulvias. Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) é criada pelo Estado para substituir a cobrança de pedágios ea manutenção de algumas rodovias;

– 2013 a 2016 : Responsabilidade de manutenção da ERS-128 (Via Láctea) fica em um jogo de empurra-empurra entre Daer e EGR;

– 16 de agosto de 2016 : Audiência pública na Câmara de Vereadores, com a participação do então secretário estadual Pedro Westphalen, que autorizou estudo para a realização do projeto;

– 5 de setembro de 2017 : Comitiva de Teutônia, liderada pelo prefeito Jonatan Brönstrup, se reúne com o então presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes, e o então secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, que autoriza a elaboração do projeto e construção das rótulas fechadas, com recursos do Município;

– 2017 a 2019 : Inúmeros percalços nas licitações impediram a elaboração do projeto. EGR assumiu a realização do projeto, enquanto o Município ficou responsável pela execução das obras, com licenciamento ambiental, obra de terraplanagem e contratação de empresa para pavimentar e finalizar a obra;

– 19 de agosto de 2019 : Início das obras da rótula fechada do Bairro Canabarro. Secretaria de Obras de Teutônia realizou a terraplanagem e drenagem, enquanto a parte final da obra foi executada pela Construtora Extremo Sul (Coesul), num investimento total de R$ 808.014,40, custeado com recursos próprios da Prefeitura de Teutônia, sendo que R$ 600 mil foram devolvidos pela Câmara de Teutônia à Prefeitura com a finalidade de investir nas rótulas . Obra foi concluída em junho de 2020;

– 16 de março de 2020 : Início das obras da rótula fechada do Bairro Languiru. Da mesma forma, Secretaria de Obras de Teutônia realizou a terraplanagem e drenagem, enquanto a parte final da obra está sendo executada pela RGS Engenharia S.A., num investimento previsto de R$ 614.964,75, custeado com recursos próprios da Prefeitura de Teutônia.

*Fonte: Folha Popular

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 22/07/2020

Créditos das Fotos: Paulo Sérgio Rosa