Retorno presencial não é obrigatório e os pais deverão assinar um termo de autorização e corresponsabilidade
A partir da próxima semana, inicia o retorno gradativo das aulas presenciais em Teutônia, a partir de calendário elaborado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) da Secretaria de Educação, em conjunto com o Comitê Municipal de Atenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus. O retorno presencial não é obrigatório e os pais deverão assinar um termo de autorização e corresponsabilidade. Num primeiro momento, não haverá a oferta do transporte escolar.
O retorno das aulas presenciais seguirá uma série de protocolos sanitários, a partir dos Planos de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da epidemia do novo Coronavírus elaborados pelo COE Escolar e aprovados pelo COE Municipal. O Município editou dois decretos, 2.832/2020 e 2834/2020, autorizando o retorno gradual das aulas presenciais.
O calendário previsto é o seguinte (datas sujeitas a alterações):
– 21 de setembro: Colégio Teutônia, com a Educação Infantil, conforme protocolos específicos;
– 28 de setembro: Ieceg/CNEC Teutônia, com a Educação Infantil, conforme protocolos específicos;
– 05 de outubro: Educação Infantil nas redes municipal e comunitária;
– 13 de outubro: Ensino Médio, conforme calendário do Estado;
– 28 de outubro: Ensino Fundamental – anos finais;
– 12 de novembro: Ensino Fundamental – anos iniciais.
O retorno das aulas presenciais não é obrigatório. Para os alunos com comorbidades e em casos que os pais não se sentirem seguros em enviar os filhos à escola, ficam mantidas as aulas remotas. E mesmo para os alunos que retornarem presencialmente, haverá atividades remotas.
Nas escolas
O aluno, ao chegar na escola, terá a temperatura auferida. Em seguida, passa por dois tapetes higienizantes e, finalmente, passa pelos totens de álcool gel. Assim, ele poderá ingressar na escola. Não será excedido o limite de 50% da capacidade da sala de aula e deverá ser mantido distanciamento seguro entre os alunos e professores.
O uso de máscara é obrigatório. Será oferecida aos alunos alimentação escolar, de forma segura, dentro da sala. Num primeiro momento, não haverá a oferta do transporte escolar. Também estão previstas testagens rápidas em alunos e funcionários.
O retorno das aulas presenciais será de forma escalonada. Nas escolas de Ensino Fundamental, o grupo de alunos que irá presencialmente na primeira semana não irá na segunda semana. Quem for na segunda semana, só retornará na quarta semana.
Nas escolas de Educação Infantil, a criança ficará no máximo quatro horas, não sendo oferecido o turno integral. Um grupo irá apenas no período da manhã e o outro grupo apenas à tarde.
Professores e demais funcionários das escolas receberão formação/treinamento específico com a vigilância sanitária. Todas as escolas receberão equipamentos de proteção individual, como termômetros digitais, totens de álcool gel, tapetes higienizantes, jalecos, cartazes informativos e máscaras. Para os alunos, estão sendo adquiridas 15 mil máscaras.
Corresponsabilidades
Reiterando, o retorno das aulas presenciais não é obrigatório. E o retorno está condicionado à assinatura, pelos pais, do Termo de Autorização e Corresponsabilidade, autorizando ou não a ida à escola.
Dentre as corresponsabilidades da família estão:
– Utilização de materiais individuais: garrafas de água, máscara, álcool gel 70% e material de trabalho;
– Uso obrigatório de máscara na chegada e na saída da aula, sem retirar durante os exercícios e atividades propostas;
– Conscientização de respeitar trajeto casa/aula e aula/casa;
– Cada família será responsável pelo transporte de seu filho(a);
– Comprometimento dos familiares de evitar passeios e visitas (aglomerações) desnecessárias para não comprometer a continuidade das aulas de seu(ua) filho(a).
Neste sentido, os professores se comprometem a:
– Fiscalizar os cuidados relacionados enquanto a aula estiver ocorrendo e fazendo uso dos materiais individuais (tais como máscara, álcool gel);
– Evitar o contato e dispor a sala de aula, respeitando o distanciamento de 2m x 2m entre cada estudante, organizando as turmas para que correspondam com o tamanho da sala;
– Higienizar os pontos comuns depois de cada troca de turma;
– As aulas terão duração de até 4 horas, conforme a realidade de cada escola.
As corresponsabilidades ainda preveem:
– Ao perceber que um estudante está com sintomas de gripe, como coriza e sucessivos espirros, febre, ou sintomas compatíveis com a Covid-19, será entrado em contato com os pais para que busquem imediatamente seu(ua) filho(a) e os conduzam a uma unidade de saúde. Em seguida, será informado o Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) de Teutônia.
– Todos estes cuidados são para que professores, estudantes e família tenham a maior segurança possível no retorno às aulas presenciais nas escolas do município.
—–
(Publicação autorizada conforme inciso VIII, §3º do artigo 1º da Emenda Constitucional nº 107/2020 – publicidade institucional de atos e campanhas dos órgãos públicos municipais destinados ao enfrentamento à pandemia da Covid-19 e à orientação da população quanto a serviços públicos e a outros temas afetados pela pandemia)
Data de publicação: 18/09/2020
Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer