Iniciativa prevê, na etapa inicial, o plantio de 147 mudas de árvores em oito trechos de vias urbanas, sendo que as espécies variam conforme as restrições e possibilidades de cada rua

Na tarde desta terça-feira, dia 25 de agosto, ocorreu o plantio de mais 23 mudas de árvores por meio do projeto de arborização urbana Arboriza Teutônia, nas proximidades da Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru. Assim, já são 40 mudas plantadas, sendo que as demais 17 estão localizadas nos entornos do Centro Administrativo. Iniciativa prevê, na etapa inicial, o plantio de 147 mudas de árvores em oito trechos de vias urbanas, sendo que as espécies (10 previstas inicialmente) variam conforme as restrições e possibilidades de cada rua.

O plantio das mudas de árvores nesta terça-feira contou com a participação das entidades parceiras e de representantes das escolas e das cooperativas escolares de Teutônia, tendo em vista que um dos objetivos é envolver os alunos no projeto. O envolvimento comunitário também é um dos objetivos, em que a comunidade é convidada a aderir à iniciativa, cuja funcionalidade será semelhante à Pavimentação Comunitária.

O projeto Arboriza Teutônia é uma parceria entre Prefeitura de Teutônia, Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL), Comitê de Governança – Eixo Desenvolvimento e Infraestrutura, Certel, CIC Teutônia, além de outras entidades que estão demonstrando interesse na parceria. Até o dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a ideia é realizar o plantio das 147 mudas previstas na etapa inicial. O lançamento do projeto ocorreu no dia 12 de agosto.

O projeto Arboriza Teutônia

A partir da iniciativa da Prefeitura de Teutônia, Associação Pro-Desenvolvimento de Languiru (APDL), Certel, CIC e Comitê de Governança, através de seus representantes, iniciaram-se as discussões e estudos de viabilidade que resultaram na criação do projeto. O pontapé inicial era a criação de espaços urbanos de maior qualidade e conforto ambiental para seus moradores, através do plantio de árvores em ruas e pontos específicos.

Inicialmente foram feitas reuniões que definiram um Comitê de Arborização, formado por uma equipe técnica responsável por fazer todo o levantamento topográfico dos possíveis locais para o plantio inicial, definir espécies de árvores compatíveis com cada local, verificando tamanho de calçadas, rede de água e esgoto, fiação elétrica, entradas de veículos, placas de sinalização, fachadas, entre outros pontos determinantes. Após a definição dos locais aptos a receber o plantio de árvores, iniciou-se o processo de definir espaçamentos entre mudas, para que essas cresçam de forma saudável e não comprometam a livre circulação de pedestres e veículos, além da definição das espécies mais adequadas a cada local.

Com a intenção de integrar a comunidade de Teutônia com o projeto por meio da tecnologia, serão fixadas placas com códigos de barras em formato QR Code em algumas árvores. Apontando a câmera do celular para esse código de barras, será possível escaneá-lo e automaticamente o usuário será levado para o site do projeto Arboriza Teutônia:arboriza-teutonia/ .

No site, estarão disponíveis mais informações sobre o projeto e sobre a importância da arborização urbana. Também são informadas quais as ruas e pontos que receberão o plantio de mudas inicialmente, quais as espécies escolhidas além de informações técnicas sobre cada uma das espécies. O site será permanecerá atualizado com informações sobre a arborização do município.

O projeto prevê, na etapa inicial, o plantio de 147 mudas de árvores, de 10 espécies, em oito trechos de vias urbanas. As espécies variam conforme as restrições e possibilidades de cada rua, conforme avaliado pela equipe do Comitê de Arborização. Das 147 mudas, 30 foram doadas pela Certel e pela Loja das Plantas (do engenheiro agrônomo do Departamento de Meio Ambiente da Certel, Ricardo Jasper) e as demais adquiridas pela APDL.

Na etapa inicial, estão contempladas as seguintes vias : Avenida 1 Leste (entre a Avenida 1 Sul e a Rua 2 Norte), no Bairro Centro Administrativo, com 17 mudas; Avenida 1 Leste, no Bairro Languiru (entre as ruas Major Bandeira e a Getúlio Vargas), com 23 mudas; Rua Lothar de La Rue (entre a ERS-419 e a Rua Werno Strate), no Bairro Boa Vista, com 9 mudas; Rua Werno Strate (em frente à EMEF Boa Vista), no Bairro Boa Vista, com 7 mudas; Rua Leopoldo Schneider (entre a Avenida 1 Leste e a Rua Dom Pedro II), no Bairro Canabarro, com 48 mudas; Rua Otterno Schäffer (entre as ruas Salgado Filho e Afonso Carlos Augustin), no Bairro Canabarro, com 25 mudas; Rua Erno Dahmer (entre as ruas Edwino Dickel e a Arnoldo Buhl), no Bairro Alesgut, com 13 mudas; e Rua Dr. Hércio Pêgas (em frente à EMEF Professor Alfredo Schneider), no Bairro Teutônia, com 5 mudas.

Já as espécies de árvores  definidas pelo Comitê de Arborização para a etapa inicial são: Bôrdo-japonês (ou Ácer), 18 mudas; Quaresmeira (ou Manacá-da-serra), 33 mudas; Pata-de-vaca, 26 mudas; Ipê-branco, 15 mudas; Ipê-amarelo, 1 muda; Sibipiruna, 11 mudas; Pau-ferro, 1 muda; Jacarandá-mimoso, 7 mudas; Chal-chal, 25 mudas; e Escova-de garrafa, 10 mudas. Após o plantio, uma equipe ficará responsável pela rega e manejo das plantas, sendo que, para isso, receberá capacitação específica.

Os munícipes que tiverem interesse em aderir ao projeto de arborização, através do plantio de mudas nas calçadas em frente aos seus lotes deverão obrigatoriamente :

1. Protocolar um pedido de viabilidade de arborização na Prefeitura Municipal de Teutônia (Protocolo – sala 14 da Prefeitura);

2. No pedido, é necessário que os requerentes sejam todos os proprietários dos lotes da extensão de uma quadra e que todos assinem o requerimento;

3. Após o pedido ser protocolado, a equipe de engenharia e a do Meio Ambiente farão um levantamento in loco, verificando a viabilidade do plantio e quais as espécies mais adequadas para cada local;

4. Posteriormente, a Prefeitura de Teutônia disponibilizará a mão de obra para o plantio nos locais pré-definidos. A obtenção das mudas deverá ser por doações de apoiadores já manifestados ou dos próprios munícipes.

Atualmente, novos loteamentos em Teutônia já têm que atender a exigência de arborização, sendo que o projeto deve contemplar calçadas de passeio com espaço para as árvores sem interromper o fluxo de pessoas. O Departamento de Meio Ambiente somente tem liberado os projetos finais após o plantio das árvores.

—————

NOTA: Notícia feita em 25/08/2020, mas publicada no site da Prefeitura somente dia 17/11/2020, em virtude da legislação eleitoral.

Data de publicação: 17/11/2020

Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer