Secretaria Municipal da Saúde adota critérios do Sistema Único de Saúde para definir primeiros grupos a serem vacinados.
Nesta quinta-feira, dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o primeiro lote de vacinas contra a COVID-19, por volta das 11h20. Para Teutônia foram destinadas 423 doses, as quais serão administradas de acordo com os critérios, cronograma e definições estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Atendendo aos critérios, os grupos prioritários que receberão a primeira dose da vacina serão os idosos e pessoas com necessidades especiais, residentes em instituições de longa permanência (lares de idosos), e os profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Com a quantidade recebida, será possível imunizar todos os idosos e pessoas com necessidades especiais residentes nos Lares Tulipas, Trindade, Opa Haus – Clube de Mães Lar da Amizade e Lar dos Idosos Ressoar (Neusa Estela Borges). No caso do Lar de Idosos que se encontra em situação de surto por COVID-19, serão reservadas as doses para que possam ser administradas após a janela de transmissão.
Referente a imunização dos profissionais da saúde, algumas doses serão destinadas aos trabalhadores da linha de frente das unidades básicas de saúde, a princípio os vacinadores e profissionais que coletam os exames de PCR e testes rápidos, assim como, uma quantidade proporcional aos profissionais do Hospital Ouro Branco. Os demais trabalhadores da saúde, assim como, o grupo prioritário de maior necessidade, que são os idosos e pessoas com comorbidades, serão vacinados de forma escalonada, na medida que o município receber mais quantitativo da vacina.
ATO SIMBÓLICO
O ato simbólico de vacinação em Teutônia ocorreu em três momentos. O primeiro no Posto de Saúde do bairro Languiru, onde a técnica em enfermagem Daniele Welter aplicou a primeira dose na primeira profissional das unidades básicas de saúde a receber a vacina em Teutônia, a enfermeira Ana Lisete Winderberg. O segundo momento ocorreu no Lar de Idosos Tulipa, onde o primeiro idoso, Libertino Grasel, 89 anos, e a primeira idosa, Almerinda Mauss de Leão, 91 anos, foram imunizados. O terceiro foi no Hospital Ouro Branco, onde o cardiologista e responsável pelas internações de COVID-19 no Hospital, Guilherme Vogt, e a diretora técnica, Dra. Mariana Lucietto Piccinini Dezone, foram os primeiros profissionais do hospital a receber a vacina.
A primeira enfermeira vacinada em Teutônia, Ana Lizete Windberg, se emocionou durante o ato e relatou estar muito feliz e honrada. “Eu espero que muito em breve todos os nossos colegas de profissão e a população em geral também possam receber a vacina, mas até lá é muito importante que todos continuem se cuidando, seguindo o protocolo de proteção”, ressaltou.
A vacinadora Daniele Welter foi quem aplicou as primeiras doses da vacina em Teutônia. “Fiquei muito feliz em poder participar deste momento, e espero que este marco espalhe esperança entre as pessoas, para que todos se vacinem assim que a campanha começar. Enquanto isso, é importante que todos continuem se cuidando e seguindo as orientações da vigilância sanitária e epidemiológica”, reforça.
O prefeito Celso Aloísio Forneck ressaltou a importância da chegada das vacinas. “Esse momento é extremamente importante para todos nós, brasileiros. É uma luz que se ascende e nos dá a esperança de que dias melhores estão por vir, e que aos poucos, podemos sonhar com a volta gradual à normalidade. Mas também não podemos baixar a guarda, pois o processo de produção é demorado, a distribuição será escalonada e enquanto isso é preciso mantermos os cuidados e orientações sanitárias, para que possamos controlar a disseminação do vírus até que toda a população esteja vacinada”, finaliza.
O Secretário Municipal de Saúde, Juliano Renato Körner, reforçou que a equipe está preparada, organizada e seguindo todas as determinações do Ministério da Saúde. “A equipe de saúde está muito feliz com a chegada das primeiras doses da vacina. Estamos atentos e ansiosos para podermos iniciar esta importante e tão esperada campanha de vacinação. Mas enquanto aguardamos os próximos lotes, é muito importante que a população continue se cuidando, usando máscara, lavando as mãos com frequência e respeitando o distanciamento social. Juntos vamos vencer este vírus”, conclui.
ORGANIZAÇÃO
O Secretário Municipal de Saúde, Juliano Renato Körner, em conjunto com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosângela de Souza Schussler, e o Enfermeiro Responsável Técnico do Centro Avançado de Saúde, Maicon Raul Pedra, estão organizando e coordenando o processo de vacinação em Teutônia.
A logística de aplicação para este e os próximos lotes que o município receber será definida pela Coordenadoria Regional de Saúde e Vigilância Epidemiológica, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde. A vacina necessita de duas aplicações, com intervalo de duas semanas a um mês, para que possam atingir os anticorpos esperados para que a imunização seja eficiente.
Neste lote poucas doses foram disponibilizadas, portanto, ainda não será possível abrir a campanha de vacinação nas unidades básicas de saúde e ESF´s. Na medida que o município for recebendo os próximos lotes, será disponibilizado um cronograma de aplicação à população, o qual será divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
SAIBA MAIS
O Ministério da Saúde confiscou as doses da vacina produzidas no Brasil ou importadas, portanto, os estados e municípios precisam seguir e se adequar às determinações da União. Em virtude deste confisco, é importante esclarecer que não há a possibilidade de adquirir a vacina com recursos próprios do município, visto que somente o governo federal têm autonomia para compra.
Data de publicação: 20/01/2021
Créditos das Fotos: Diego Silva, Leandro Augusto Hamester