Projeto de Lei que autoriza contratação emergencial de professores foi aprovado nesta terça-feira pelos vereadores.
A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Educação, elaborou projeto de lei que visa a contração emergencial de 48 professores, em caráter temporário, de acordo com a ordem de classificação no concurso público, com o objetivo de atenuar o impacto e prejuízo causado no processo de ensino aprendizagem das crianças, principalmente na fase de alfabetização, durante a pandemia, para as turmas do 1º ao 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais. O projeto foi apreciado e aprovado pelos vereadores nesta terça-feira, dia 24.
Com a proximidade do retorno total da presencialidade dos estudantes, a necessidade se torna ainda mais urgente. Considerando os prejuízos no processo de aprendizagem decorrentes do afastamento escolar e do ensino remoto (sem mediação direta do professor) desde o mês de março de 2020, em virtude da pandemia, a administração pública percebeu a necessidade de ofertar algo a mais aos alunos, com cunho pedagógico, a fim facilitar o processo de alfabetização.
Neste período pandêmico, as defasagens no que tange a aprendizagem se potencializaram sem o acompanhamento pedagógico diário e efetivo do profissional, o que justifica a ação emergencial de incluir mais um professor capacitado em cada turma do ciclo sequencial de alfabetização de cada escola municipal, estendendo também ao 4º ano.
Com o retorno das atividades de forma híbrida, os professores puderam perceber a real situação e danos causados ao processo de alfabetização, sendo que muitos alunos apresentam dificuldades para acompanhar o conteúdo programático correspondente ao ano letivo, porém, como as turmas estavam reduzidas, era possível dedicar mais atenção aos estudantes. Com o retorno integral das turmas, previsto para 30 de agosto, a equipe pedagógica sentiu a necessidade de um reforço adicional em sala de aula, em função da dificuldade encontrada devido ao longo período de afastamento das atividades escolares presenciais.
Data de publicação: 25/08/2021
Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia
Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia