O programa consiste em ofertar cursos profissionalizantes aos usuários cadastrados no SUAS. No total serão 60 jovens e adolescentes capacitados.
A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, iniciou um novo projeto: “Construindo Caminhos”, nesta quinta-feira, dia 07, que consiste em ofertar cursos profissionalizantes à crianças, jovens, adultos e idosos, cujas famílias possuam cadastro no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC Lajeado. Os primeiros cursos serão direcionados para jovens a partir de 14 anos, com o objetivo de proporcionar melhores condições para que estejam preparados, com mais qualificação em seus currículos, no momento em forem disputar vagas no mercado de trabalho.
Os primeiros dois cursos do programa serão pagos pelo Fundo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), que irá contemplar 60 jovens. Os recursos do fundo são arrecadados através da doação de pessoas físicas (até 3% do ano fiscal anterior ou até 6% do ano de exercício) e jurídicas (até 1% do ano fiscal anterior) no ato da Declaração do Imposto de Renda (IR). Os próximos cursos poderão ser disponibilizados pela prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação.
O primeiro curso a ser realizado possui carga horária de 24h, com o tema “Internet Profissional e Redes Sociais”, que visa oportunizar o uso do computador e do celular como ferramenta de apoio na utilização de seus principais recursos da internet para pesquisas, comunicação e compartilhamento de informações no desenvolvimento de atividades profissionais. As aulas ocorrerão de forma presencial, nas quintas-feiras, em um total de 12 encontros. Serão duas turmas, com 10 participantes cada, uma no turno da tarde, outra no turno da manhã.
O outro curso também possui carga horária de 24 horas, e terá como tema “Vida & Carreira”, que tem o objetivo de compartilhar e construir conhecimentos que auxiliem o jovem a se conhecer melhor, traçar um plano de vida e de carreira, bem como se preparar para conquistar o primeiro emprego. As aulas ocorrerão de forma presencial, nas sextas-feiras, em um total de 12 encontros. Serão duas turmas, com 20 participantes cada, uma no turno da tarde, outra no turno da manhã. Os certificados, para ambos os cursos, serão fornecidos aos que obtiverem 75% de frequência e apropriação dos conhecimentos.
A Secretária de Assistência Social e Habitação e vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, destacou a importância do novo programa. “Queremos oferecer todas as oportunidades possíveis aos nossos jovens, para que possam desenvolver suas potencialidades, descobrir seus talentos, qualificar seus currículos para a disputa no mercado de trabalho. A política pública de assistência social existe para que as famílias possam ser amparadas, fortalecidas e em seguida encaminhadas para que, em um futuro próximo, alcancem sua independência financeira e possam conquistar seu espaço e objetivos, melhorando cada vez mais sua qualidade de vida. Precisamos auxiliar neste processo, a fim de reduzir os casos de famílias em situação de vulnerabilidade social”, ressalta.
A Subsecretária, Cláudia Cristina Röhrig, considera esta ação um dos grandes marcos no trabalho da secretaria. “Esse é o nosso papel frente às políticas públicas, que visam garantir acesso aos direitos sociais, assim como, promover o fortalecimento de vínculos, a inclusão, as oportunidades. É isso que pretendemos com o programa, que irá beneficiar crianças, adolescentes, jovens, adultos, mulheres, homens, idosos, enfim, todo o público atendido na política de assistência social do município. Os cursos são uma oportunidade de qualificação profissional, aperfeiçoamento, acesso à atividades diversificadas e vivências importantes, que irão fomentar a reprodução de uma nova realidade social”, conclui.
Data de publicação: 07/10/2021
Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia
Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia