Lançamento do projeto pioneiro na região ocorreu nesta quarta-feira, dia 30, o qual será desenvolvido pelo Instituto Manager, em parceria com as empresas Google, XP Investimentos e Univates.
O projeto terá duração de 12 meses, com aulas 100% presenciais, ministradas por professores da Univates, para formação em 25 cursos, os quais têm certificação com chave de autenticidade nacional, sendo que o ensino ocorrerá de forma personalizada por estudante, através de metodologia própria. Basicamente, os alunos terão que identificar uma necessidade de uma empresa e desenvolver um projeto, sobre o qual irá trabalhar ao longo do curso.
O principal objetivo é fomentar o empreendedorismo entre os jovens, através do conhecimento com relação ao mercado de trabalho, apresentando a realidade e cenário atual, a fim de proporcionar um ensino transformador na vida destes alunos e suas famílias. Seja qual for a profissão escolhida no futuro, em algum momento este jovem precisará da habilidade empreendedora, a qual será desenvolvida neste projeto. Trata-se de uma oportunidade que está sendo ofertada para que estes jovens tenham conhecimento de como criar sua própria empresa, conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho, e principalmente, descobrir em qual área/profissão deseja seguir.
Para participar do projeto as equipes diretivas das Escolas Municipais selecionaram 60 jovens, do 8º ou 9º ano, de acordo com o desempenho e rendimento escolar, considerando também o histórico dos estudantes.
Ao finalizar o projeto
O aluno que decidir seguir com o projeto após o curso poderá incubar sua "empresa" dentro do parque da universidade, caso aprovado. Além disso, ao longo dos 12 meses, será realizado um mapeamento sobre o potencial de cada aluno, o qual será compartilhado com as empresas da cidade.
O prefeito, Celso Aloísio Forneck, destacou a importância do projeto para a vida destes jovens. “Como professor sempre serei um defensor do conhecimento, da educação, das nossas crianças e jovens. Esta é uma oportunidade que poderá transformar vidas, o futuro destes adolescentes. É uma satisfação muito grande proporcionar um projeto como este aos nossos jovens, além de cumprir mais uma das propostas do nosso programa de governo, e esperamos que eles possam aproveitar cada momento e usufruir de todo esse aprendizado”, ressalta.
A vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, parabenizou as secretarias pela iniciativa e destacou a importância do trabalho conjunto. “O Jovem Empreendedor nos foi apresentado em 2021, e foi através do trabalho conjunto entre as secretarias de Juventude e Educação que foi possível viabilizar este grande projeto. Se queremos construir um futuro melhor, uma cidade melhor, temos que iniciar isso agora, no presente. É isso que estamos fazendo, ofertando oportunidades, além de cumprir com nossa palavra, com os compromissos que assumimos em nosso programa de governo”, conclui.
Data de publicação: 31/03/2022
Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia
Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia