Iniciativa é desenvolvida com as turmas de 8º e 9º da Rede Municipal de Educação, com objetivo de incentivar o interesse pelo estudo, melhor ainda mais a qualidade de ensino e identificar jovens talentos.
A Olimpíada Estudantil do Conhecimento (OEC) é uma ação da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, que visa estimular o interesse dos alunos pelos estudos, além de contribuir com a melhoria da qualidade da educação e identificar jovens talentos. A proposta contempla os componentes curriculares de Educação Física, Artes, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática, pensando na construção do conhecimento de forma colaborativa e integrada às competências da Base Nacional Comum Curricular. Também contribui com o desenvolvimento do pensamento crítico, o cooperativismo, o reconhecimento do caminhar estudantil, o fortalecimento de vínculos e desenvolvimento de habilidades que irão agregar valor à vida social e profissional destes alunos, pois a proposta visa uma troca de experiências entre estudantes e professores, da rede municipal. A iniciativa tem o objetivo de utilizar a competição como forma de estimular e despertar a busca pelo conhecimento, fazendo com que os alunos se dediquem ainda mais pelos estudos a fim receber o reconhecimento como gratificação pelo seu esforço.
A primeira fase da OEC, que consiste na realização de uma prova objetiva de múltipla escolha, aplicada à todos os alunos de 8º e 9º anos matriculados na rede municipal de educação, foi realizada na sexta-feira, dia 08 de abril. Nesta fase foram classificados os seis alunos com o melhor desempenho de cada turma, os quais irão compor grupos de 12 estudantes por escola, os quais participarão da 2ª fase da Olimpíada.
A segunda fase da OEC ocorrerá no dia 13 de agosto de 2022, durante o dia todo, com os grupos classificados por instituição de ensino. No turno da manhã será realizada mais uma prova objetiva, de múltipla escolha, e a gincana de integração. No turno da tarde os estudantes participarão de um programa de auditório com questões de múltipla escolha. Após o término, será contabilizada a pontuação das equipes, e o grupo que somar mais pontos será o vencedor da Olimpíada.
O projeto é coordenado por um grupo de professores representantes de cada escola, de acordo com o componente curricular, balizado pela contribuição de todos os professores das turmas envolvidas. Em todas as fases e atividades propostas serão contempladas as habilidades e competências previstas no Referencial Curricular do Município de Teutônia.
Data de publicação: 14/04/2022
Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia
Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia