Imunizante é aplicado em todas as Unidades Básicas de Saúde
O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina quadrivalente contra o HPV para meninas e meninos de 09 a 14 anos de idade. O imunizante previne o câncer do colo do útero nas meninas, câncer de pênis nos homens e outras complicações causadas pelo HPV, como verrugas nas regiões genital e oral.
O esquema recomendado para esta vacina é de duas doses, sendo a segunda dose seis meses após a primeira. O imunizante faz parte do calendário básico nacional.
Neste ano, em Teutônia, não será realizada a aplicação do imunizante em escolas. A Secretaria da Saúde está verificando as carteiras de vacinação em educandários e orientando os alunos a procurarem as Unidades de Saúde.
Conforme o secretário da saúde, Juliano Renato Körner, não há necessidade de agendamento para receber o imunizante nos Postos. “Para conferir a adequada proteção contra o HPV é fundamental que as crianças e adolescentes completem o esquema vacinal. Todas as nossas Unidades oferecem a vacina e é gratuita”, pontua.
Prevenção
Além de meninas e meninos, o Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação para mulheres e homens imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.
Quem não faz parte do público-alvo, mas sabe que não se imunizou na infância ou adolescência, pode receber a vacina na rede privada, a depender de avaliação médica que conclua que a pessoa pode ser beneficiada.
Data de publicação: 27/10/2022
Créditos: AI/Divulgação
Créditos das Fotos: AI/Divulgação