RG é uma ferramenta que facilita as ações da pasta no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Para proporcionar mais eficiência e agilidade ao trabalho de campo dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias de Teutônia, a Vigilância Ambiental em Saúde do município iniciou o reconhecimento geográfico (RG). Quadras estão sendo numeradas pelos agentes de endemias desde dezembro de 2022. Tal reconhecimento é uma obrigatoriedade técnica que visa um preparo para situações de intervenção estadual.

Com o RG é possível descrever uma localidade por meio de traços geométricos, gráficos e dados estatísticos. Sua finalidade é identificar a localidade, registrar informações sobre o número de quarteirões e imóveis existentes; classificando a situação de cada localidade em relação à vizinhança, localização dos casos suspeitos de Dengue, criadouros de mosquitos etc..

Considerando os prognósticos para este ano em relação aos casos de Dengue, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde pede para os munícipes verificarem seus pátios, terrenos, prédios e calhas. Recipientes que possam acumular água devem ser evitados. Conforme o coordenador da Vigilância Sanitária, Evandro Borba, a colaboração de cada um é importante no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Data de publicação: 05/01/2023

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: Divulgação