Porão do Posto de Saúde do bairro Alesgut está sendo reformado para receber a estruturação

O porão do Posto de Saúde do bairro Alesgut, inutilizado até então, receberá o almoxarifado central para rede de farmácia pública. O local terá piso, parede, teto e circulação de ar de acordo com as normas sanitárias para estocagem de medicamentos e produtos de saúde. O investimento será de R$ 343.624,92. As obras iniciaram em 2022.

Atualmente Teutônia conta com dois almoxarifados separados: um na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Alesgut, que abriga medicamentos e materiais para saúde, e um no Centro Avançado de Sáude (CAS), em Canabarro, que abriga produtos de odontologia. A estruturação do novo almoxarifado permitirá a unificação destes estoques, além de liberar salas no Posto de Saúde Alesgut para que novos serviços sejam instalados.

A estruturação física de um almoxarifado permite que todos os critérios de um correto armazenamento sejam cumpridos, garantindo a manutenção de identidade, integridade, qualidade, segurança, eficácia e rastreabilidade de cada item estocado. Também reduz o risco de perda dos produtos por vencimento e quebra ou avaria, tornando o processo de estocagem mais eficiente.

Conforme o secretário Juliano Renato Körner, quanto mais adequada for a estocagem de medicamentos e produtos para saúde, maior é a segurança oferecida aos munícipes. “Erros de armazenamento, como excesso de luz e calor, podem modificar a estrutura química dos medicamentos, ocasionando perda de função e, até mesmo, aumento de risco de toxicidade. É preciso garantir a integridade física dos fármacos para que cheguem aos usuários da melhor forma possível e para que os profissionais desempenhem seus serviços sabendo que podem confiar nos produtos que estão receitando. Ainda, a estocagem correta significa redução de custos e economicidade de gastos públicos, já que a perda de itens é reduzida”, explica.

Data de publicação: 12/01/2023

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: AI/Divulgação