Munícipes interessados devem protocolar um pedido de viabilidade de arborização
Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o preparo das covas, com colocação de tubos, será providenciado em breve. O plantio das mudas tem previsão para o mês de maio.
De acordo com a secretária, Lídia Dhein, os munícipes interessados em aderir ao Arboriza Teutônia devem protocolar um pedido de viabilidade de arborização na Secretaria da Fazenda, setor de Protocolos, na sala 14. Na solicitação, é necessário que os requerentes sejam os proprietários dos lotes correspondentes à extensão de uma quadra, e todos precisam assinar o requerimento.
Feito o protocolo, os profissionais do setor de engenharia e do meio ambiente farão um levantamento no local, verificando a viabilidade do plantio e quais as espécies indicadas. Posteriormente, a Prefeitura disponibilizará a mão de obra para o plantio nos locais pré definidos. A obtenção das mudas deverá ser por doações de apoiadores já manifestados ou dos próprios munícipes.
Atualmente, estão disponíveis as espécies Bordô Japonês, Chal-Chal, Escova de Garrafa, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Jacarandá Mimoso, Pata de Vaca, Pau Ferro, Quaresmeira e Sibipiruna.
Do início do projeto até agora foram contempladas as ruas Leopoldo Schneider e Otterno Schaffer (Canabarro), Erno Dahmer (Alesgut) e Lothar de La Rue e Werno Strate (Boa Vista). Também receberam espécies a Avenida 1 Leste (Languiru), o Centro Administrativo e a Escola Alfredo Schneider (Teutônia).
O Arboriza Teutônia é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Teutônia, da Associação Pro-Desenvolvimento de Languiru (APDL), da Certel, da CIC e do Comitê de Governança. O objetivo é criar espaços urbanos de maior qualidade e conforto ambiental para os moradores, por meio do plantio de árvores em ruas e pontos específicos.
Data de publicação: 09/02/2023
Créditos: AI/Divulgação
Créditos das Fotos: AI/Divulgação