Munícipes interessados devem protocolar um pedido de viabilidade de arborização

Iniciado em 2020, o projeto Arboriza Teutônia já plantou mais de 100 mudas de árvores em todos os bairros da cidade. Quem receberá espécies neste ano serão as ruas Jucelino Kubistschek (Canabarro), Rudi Wallauer (Centro Administrativo), Guilherme Brust (Languiru), Cristiano Ahlert (Teutônia) e Avenida 1 Leste (Centro Administrativo).

Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o preparo das covas, com colocação de tubos, será providenciado em breve. O plantio das mudas tem previsão para o mês de maio.

De acordo com a secretária, Lídia Dhein, os munícipes interessados em aderir ao Arboriza Teutônia devem protocolar um pedido de viabilidade de arborização na Secretaria da Fazenda, setor de Protocolos, na sala 14. Na solicitação, é necessário que os requerentes sejam os proprietários dos lotes correspondentes à extensão de uma quadra, e todos precisam assinar o requerimento.

Feito o protocolo, os profissionais do setor de engenharia e do meio ambiente farão um levantamento no local, verificando a viabilidade do plantio e quais as espécies indicadas. Posteriormente, a Prefeitura disponibilizará a mão de obra para o plantio nos locais pré definidos. A obtenção das mudas deverá ser por doações de apoiadores já manifestados ou dos próprios munícipes.

Atualmente, estão disponíveis as espécies Bordô Japonês, Chal-Chal, Escova de Garrafa, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Jacarandá Mimoso, Pata de Vaca, Pau Ferro, Quaresmeira e Sibipiruna.

Do início do projeto até agora foram contempladas as ruas Leopoldo Schneider e Otterno Schaffer (Canabarro), Erno Dahmer (Alesgut) e Lothar de La Rue e Werno Strate (Boa Vista). Também receberam espécies a Avenida 1 Leste (Languiru), o Centro Administrativo e a Escola Alfredo Schneider (Teutônia).

O Arboriza Teutônia é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Teutônia, da Associação Pro-Desenvolvimento de Languiru (APDL), da Certel, da CIC e do Comitê de Governança. O objetivo é criar espaços urbanos de maior qualidade e conforto ambiental para os moradores, por meio do plantio de árvores em ruas e pontos específicos.

Data de publicação: 09/02/2023

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: AI/Divulgação