Além de inúmeros projetos desenvolvidos para atender os usuários em situação de vulnerabilidade social, o objetivo principal é o de contribuir com a reestruturação e fortalecimento familiar

Os serviços realizados pelas equipes da Secretaria de Assistência Social e Habitação tem o objetivo de auxiliar as famílias, de forma temporária, enquanto elas se reestruturam de alguma vulnerabilidade social.

A Administração Municipal entende que é necessário conceder este amparo e auxiliar na busca por oportunidades que contribuam para a emancipação das famílias com relação ao acompanhamento temporário. A partir deste princípio, dois grandes projetos foram desenvolvidos ao longo destes dois primeiros anos, o “Construindo Caminhos”, em parceria com o COMDICA, e o Capacita Teutônia, em conjunto com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.

O projeto “Construindo Caminhos” teve o objetivo de oferecer cursos de capacitação para adolescentes, como o Vida & Carreira e Internet Profissional e Redes Sociais. O “Capacita Teutônia” foi desenvolvido com objetivo de qualificar a mão de obra e oportunizar o crescimento profissional dos inscritos, sendo que, a grande maioria que concluiu o curso foi contratada para atuar na área logo após a formatura.

Para melhor atender aos usuários dos serviços do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que é a porta de entrada para todos os serviços e benefícios concedidos pela secretaria e programas de governo, e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, os espaços físicos foram reformados e reorganizados. Além disso, o CRAS foi transferido para o bairro Canabarro, a fim de atender os usuários diretamente em seu território, facilitando o acesso e deslocamento.

Outro grande investimento realizado foi a implantação do Abrigo Estrelas do Amanhã, em parceria com os municípios da Comarca de Teutônia, para o acolhimento de crianças e adolescentes, em situação de risco pessoal e social, conforme preconiza o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA – Art.101º). Essa medida de acolhimento deve ser aplicada pelo Juizado da Infância e Juventude e, em casos de urgência e emergência, pelo Conselho Tutelar e fiscalizada pelo Ministério Público. O abrigamento de idosos é outro serviço realizado pela atual gestão. A secretaria também transformou o setor de roupas, localizado junto à Capatazia do bairro Canabarro, em Loja Social, a fim de humanizar o atendimento.

Data de publicação: 17/02/2023

Créditos: Alana Gausmann Flores/Divulgação

Créditos das Fotos: AI/Divulgação