Ações serão projetadas para orientar as comunidades escolares de cada localidade e ampliar as ações de segurança.


Nesta quinta-feira, dia 23, ocorreu o lançamento da Operação Volta às Aulas, uma iniciativa da Brigada Militar (BM) de Teutônia, a fim de estreitar os laços e trabalhar em conjunto com as escolas do município e Secretaria de Educação com objetivo de conscientizar e orientar a comunidade escolar de cada localidade, bem como, sobre a ampliação do PROERD para mais instituições de ensino.

Na oportunidade, os representantes de todas as escolas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal puderam expor as principais demandas do seu território de atendimento, além de planejar soluções em conjunto.

O soldado Valdoir Teixeira, responsável pelo Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas (PROERD), adiantou que a intenção é ampliar o programa para mais escolas do municío. A proposição está sendo avaliada pelo comando geral.

Além desta novidade, a BM reforçará o patrulhamento próximo às escolas a fim de garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação, nos turnos da manhã, tarde e noite.

Algumas das demandas levantadas pelos profissionais referem-se à orientação dos estudantes e famílias, abrangendo toda a comunidade escolar, por meio de palestras e ações de conscientização sobre o Código Brasileiro de Trânsito, combate às drogas e à violência. Os policiais militares se colocaram à disposição da Secretaria de Educação para desenvolver projetos em conjunto.

O soldado Teixeira ressaltou a importância de unir forças com os profissionais da educação para um trabalho preventivo. “Com conhecimento e informação podemos contribuir com a formação de conduta dos jovens cidadãos, explicando os limites entre o certo e o errado, e trabalhando o combate à violência desde cedo nas escolas. A Brigada Militar busca a aproximação com a comunidade, atuando na conscientização a fim de evitar inúmeros problemas sociais causados pelas drogas e pela violência”, explica.

A Secretária de Educação, Fabiana Lampert, parabenizou a Brigada Militar pela iniciativa e se colocou à disposição para o trabalho conjunto. “É gratificante poder contribuir com um projeto tão importante como este que visa a transformação na vida das pessoas. Sabemos o quanto os professores podem inspirar seus alunos e acreditamos que este projeto tem muito a contribuir no combate às drogas e à violência”, destaca.

Data de publicação: 23/02/2023

Créditos: AI Teutônia

Créditos das Fotos: AI Teutônia