Doença afeta prioritariamente os pulmões; veja diagnóstico, prevenção e formas de tratamento disponibilizados pela rede municipal

O mês de março é o mês da conscientização da tuberculose. A Secretaria Municipal de Saúde de Teutônia atenta para a prevenção e diagnóstico da enfermidade. Conforme a pasta, o tratamento pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões, porém, pode acometer outros órgãos e/ou sistemas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Teutônia explica que a forma pulmonar, além de ser mais frequente, é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública.

No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A enfermidade é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da doença. Em Teutônia, apesar de um número baixo de casos, a doença está presente.

A transmissão é causada por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa, sem tratamento, e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível. Calcula-se que, durante um ano, em uma comunidade, uma pessoa com tuberculose pulmonar, sem tratamento, e que esteja eliminando aerossóis com bacilos, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.

Sintomas
- Tosse por três semanas ou mais;
- Febre noturna;
- Suor noturno;
- Cansaço;
- Emagrecimento.

Em caso de apresentação de sintomas, é fundamental procurar a Unidade de Saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível. Com o início do tratamento a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias, o risco de transmissão é bastante reduzido.

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é clínico-laboratorial. A avaliação clínica é de suma importância para o diagnóstico. A realização da radiografia do tórax, exame de catarro e Teste de Mantoux (ou PPD) são indicados como um método complementar para a identificação. Todos os exames são oferecidos pelo SUS de forma gratuita. O tratamento também é realizado exclusivamente pelo SUS, por um período mínimo de seis meses.

Prevenção
A melhor forma de prevenção contra a tuberculose é a vacinação com BCG, ofertada pelo SUS para recém-nascidos e crianças. O imunizante está disponível nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde e nas maternidades.

Manter ambientes ventilados e com entrada de luz solar, proteger a boca com o antebraço ou com um lenço ao tossir ou espirrar e evitar aglomerações também são medidas de controle da infecção.

Data de publicação: 03/03/2023

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: Divulgação