Empresa também anunciou ao executivo municipal projeção para ampliação das atividades em Teutônia. Prefeito se colocou à disposição para contribuir com a parceria

Nesta segunda-feira, dia 13 de março, a Administração Municipal recebeu a visita dos representantes da empresa francesa Lactalis do Brasil, Vânios Pires e Guilherme Portela, para informar a parceria firmada com a Cooperativa Languiru a fim de potencializar a produção de lácteos no Rio Grande do Sul e ampliar a assistência aos produtores rurais gaúchos. Além desta grande novidade, a empresa também anunciou a ampliação física do espaço para expansão das atividades no município.

O prefeito Celso Aloísio Forneck comemorou a notícia e colocou o executivo municipal à disposição para contribuir e agilizar o que for necessário. “Estamos muito gratos a Lactalis por sua sensibilidade e visão estratégica em contribuir com a Cooperativa Languiru e acreditar em Teutônia, acolhendo os produtores e evitando possíveis demissões. Esta parceria será essencial para o fortalecimento da bacia leiteira local, além de contribuir com a reestruturação da cooperativa. O anúncio da expansão das atividades também demonstra a força e a pujança do nosso município, com mão de obra e produtores em constante qualificação, o que nos torna diferenciados”, explica. O chefe do executivo afirma que o município será parceiro e viabilizará o que for necessário para o crescimento e desenvolvimento de Teutônia.

Sobre o acordo
A Languiru fornecerá à Lactalis, em um contrato de longo prazo, todo volume de leite in natura de seus produtores rurais, em uma região estratégica, onde a produção é altamente qualificada. A parceria garantirá o pagamento aos produtores e transportadores de leite e apoiará a Languiru em projetos que visem a melhoria da produtividade e qualidade no campo, em defesa da bacia leiteira local. Na mesma linha, a parceria estabelecida permitirá que as empresas trabalhem em regime de cooperação para fortalecimento de seus programas de fomento: o Clube do Produtor Lactalis e o Agrocenters Languiru, buscando a ampliação da assistência técnica nas regiões de atuação da Languiru.

O acordo contempla, também, a produção de lácteos pela Lactalis para Languiru, otimizando os custos industriais para ambas as empresas e permitindo acesso a uma maior diversificação de portfólio à cooperativa. Nessa reestruturação, a Lactalis tentará absorver o maior número de colaboradores possíveis em suas atividades industriais de lácteos.

A Lactalis
É uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. O grupo é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no país, somando 2,5 bilhões de litros de leite/ano. Em constante expansão, mantém 21 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

Data de publicação: 15/03/2023

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: Nícolas Mallmann/Divulgação