Projeto é realizado com a finalidade de disseminar o conhecimento sobre o mercado de trabalho para iniciação da vida profissional. As instituições de ensino das redes municipal, estadual e privada também podem se inscrever para participar
Nesta quinta-feira, dia 1º de junho, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) em conjunto com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda e Secretaria Municipal de Administração, deu início ao Projeto Sine na Escola, que visa disseminar o conhecimento sobre o mercado de trabalho e preparar adolescentes, a partir dos 14 anos de idade, para iniciação na vida profissional.
O projeto é desenvolvido pela analista técnica da FGTAS, Cláudia Gutteres, em horário de aula, contemplando todas as escolas municipais e o Educação para Jovens e Adultos (EJA). As instituições de ensino das redes municipal, estadual e privada também podem se inscrever para participar, por meio do SINE/FGTAS Teutônia, pelo telefone 3762-7749.
A didática do projeto envolve palestra e roda de conversa para tratar de assuntos relacionados ao cenário atual do mercado de trabalho, as transformações e principais mudanças no pós-pandemia; a importância do trabalho formal, as principais áreas e oportunidades; a dificuldade de conseguir mão de obra qualificada e com escolaridade adequada à vaga/solicitação dos empregadores; a importância de buscar qualificação contínua e de usar a tecnologia e os meios digitais como ferramenta de estudo e profissionalização; vagas e profissões emergentes no pós-pandemia.
Além de falar sobre o funcionamento do mercado de trabalho, a analista informa sobre o Programa Jovem Aprendiz, Programa de Estágios, orienta a melhor forma de elaborar um currículo, sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, importância da organização e atualização dos documentos e dados pessoais, e como solicitar a Carteira de Trabalho (CTPS) digital.
A profissional também repassou dicas de como ser um profissional bem sucedido, desenvolvendo a inteligência emocional, proatividade e empatia.
Data de publicação: 01/06/2023
Créditos: Assessoria de Imprensa
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