Durante o ano, os alunos participantes do programa realizaram plantio de árvores, construção de hortas, economia de água e de energia elétrica, recolhimento de quase 1 mil litros de óleo usado e de aproximadamente 12 toneladas de resíduos recicláveis.
Ao longo do ano, os participantes realizaram ações sustentáveis, como o plantio de árvores, a construção de manutenção de hortas e a redução no consumo de água e energia elétrica. Também foram arrecadados cerca de 1.000 litros de óleo usado e, aproximadamente, 12 toneladas de resíduos como papelão, latinhas e garrafas pet. A medida que os alunos realizavam as ações, recebiam determinado número de LKS correspondente a ação, moeda virtual criada para o projeto. Quanto mais ações realizadas, maior o número de LKS acumulados. Ao final do programa, os alunos puderam trocar seu LKS por prêmios no valor equivalente. Os maiores prêmios foram celulares e bicicletas, mas todos os alunos participantes receberam prêmios de acordo com os LKS que acumularam. Os alunos que receberam os celulares foram Joaquim Schneider Budke e Mikaelly Beutler da Silva, do 4° ano da manhã. Os que receberam as bicicletas foram Diana Lenz, do 7° ano da manhã, Estela Angst Zwuirtz, do 3° ano da manhã, João Victor Rutz, do 6º ano da tarde, e Vitor Luis Kliks, do 5° ano da manhã.
A ideia do programa surgiu da EMEF Leopoldo Klepker, e contou com o apoio da Cooperativa Sicredi Ouro Branco, da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Cooperativa Escolar – Cooperales e Fortaleza Tec.
O planeta Terra vive um momento ímpar, enfrentando inúmeros problemas ambientais. Neste cenário, torna-se cada vez mais essencial o desenvolvimento de ações sustentáveis. Programas como este, são fundamentais para que as novas gerações sejam mais conscientes e cuidem do nosso planeta.
Data de publicação: 14/12/2023
Créditos: Sara Ávila/Divulgação
Créditos das Fotos: Alana Gausmann Flores/Divulgação