A vacina é a principal forma de prevenção contra o sarampo, doença infecciosa aguda, viral, transmitida através de gotículas respiratórias.

A Equipe de Vigilância Epidemiológica de Teutônia, mais uma vez, ressalta a importância de manter o calendário vacinal em dia, em especial, a vacina Tríplice Viral, principal meio de prevenção contra o sarampo, doença infecciosa aguda causada por vírus. A vacina também previne contra a rubéola e a caxumba.

Crianças recebem a primeira dose da vacina Tríplice Viral aos 12 meses e a segunda dose ao completar 01 ano e 03 meses de vida. Adultos até 29 anos, devem ter as duas doses da vacina e, de 40 a 59 anos, pelo menos 01 dose. Profissionais da saúde devem ter as duas doses, independente da idade.

A Tríplice Viral está disponível em todas as salas de vacinas do município, sem necessidade de agendamento, conforme cronograma abaixo:
  • Centro Avançado de Saúde (CAS): terças e quintas-feiras, de manhã e à tarde;
  • ESF 2 Morada do Sol: segundas-feiras à tarde;
  • UBS Languiru: terças-feiras, de manhã e à tarde;
  • UBS Boa Vista: quintas-feiras, o dia todo;
  • UBS Teutônia: quartas-feiras, de manhã;
  • UBS Alesgut: sextas-feiras, de manhã.
Os pacientes devem levar documento de identificação, cartão do SUS e Carteira de vacinas.

Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa extremamente contagiosa, que apresenta quadro mais grave em crianças menores de 05 anos. Sua transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas ao tossir, espirrar ou falar. Portanto, a pessoa que apresentar suspeita da doença, deve utilizar máscara desde o momento da triagem nos serviços de saúde.

Desde abril de 2020, não havia registro de casos de sarampo confirmados no Rio Grande do Sul. No entanto, no início do mês de janeiro de 2024, a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul recebeu uma notificação de um caso suspeito na cidade de Rio Grande. Trata-se de uma criança menor de 5 anos, do sexo masculino, que não havia tomado nenhuma dose da vacina e procedente de país asiático, com circulação endêmica de Sarampo. Diante do caso, fica ainda mais evidente a importância da vacinação.

Data de publicação: 01/02/2024

Créditos: Sara Ávila/Divulgação

Créditos das Fotos: AI/Divulgação