Com o tema “Educar faz toda a diferença, ame cada etapa da caminhada”, o evento contou com a participação de docentes das Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, das escolas Comunitárias de Educação Infantil e da APAE de Teutônia.

A Administração Municipal de Teutônia, por meio da Secretaria de Educação, com o apoio da Cooperativa Sicredi Ouro Branco, promoveu nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, a abertura do ano letivo das Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, além das Escolas de Educação Infantil Comunitárias e da APAE. O evento aconteceu na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL), em Languiru. Mais de 600 profissionais da educação participaram da formação continuada.

Com o tema “Educar faz toda a diferença, ame cada etapa da caminhada”, a formação continuada dos docentes promoveu provocação, reflexão e desenvolvimento de habilidades que podem aprimorar e reinventar o processo de ensino-aprendizagem.

No turno da manhã os educadores assistiram a palestra “Gestão educacional com foco em resultados”, com Mariza Vasques de Abreu. Mariza é Ex-Secretária de Educação do Rio Grande do Sul e conta com ampla experiência constituída ao longo de sua carreira na área da educação.

Após o intervalo para almoço, a professora acadêmica, administradora e economista, Cláudia Costin, abordou o tema “Os desafios atuais da educação básica do Brasil e o papel dos gestores”. A terceira palestra ficou por conta do ativista digital Juliano Kimura, que falou sobre os avanços tecnológicos associados à educação, na palestra: “Learning 3.0: Educação Multidimensional, comunidades educacionais e co-criação no ensino – O impacto das tecnologias na educação, escola e formação dos indivíduos”. Entre as duas palestras, a professora de Educação Física, Renata Schaefer, proporcionou um momento de descontração e movimento para os profissionais presentes.

Para o prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, que lembra também ter sido professor por 36 anos, “a educação é capaz de transformar o futuro de uma nação, quanto mais de um município. Tenho a certeza de que, se nós conseguirmos qualificar o ensino, apoiando as famílias na educação das crianças e adolescentes, teremos um município promissor, com pessoas que sonham e lutam pelo seu próprio futuro”.

Data de publicação: 15/02/2024

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: AI/Divulgação