Conforme a Lei Complementar 64/1990, os secretários que desejarem concorrer ao cargo de vereador devem se afastar de seus cargos durante os 06 meses que antecedem as eleições.
As maiores mudanças ocorrem na Secretaria de Educação, na Secretaria de Obras, Viação e Transportes e na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A Secretária de Educação, Fabiana Lampert, deixará o cargo e assumirá a assessoria de gabinete. Andréia Luisa Luersen, atual Subsecretária da Educação, assumirá a secretaria.
Na Secretaria de Obras, Viação e Transportes, o Secretário Werner Wiebusch deixa seu cargo para assumir como Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. O servidor Rogério Hauschild, atual Chefe de Oficina, assumirá a Secretaria de Obras, Viação e Transportes a partir do dia 02 de abril.
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Lídia Dhein, deixará a Prefeitura de Teutônia para voltar a atuar pela EMATER como Extencionista Rural Agropecuária. O atual Subsecretário da Agricultura e Meio Ambiente, Luciano Carminatti, assumirá o cargo de Lídia.
O atual chefe de gabinete, Sírio de Castro, deixa seu cargo e assume como Subsecretário da Fazenda.
Ainda, segundo o art. 1º da Lei Complementar 64/1990, servidores públicos que desejarem se candidatar aos cargos de vereador, vice-prefeito ou prefeito, devem se afastar do cargo 03 meses antes das eleições municipais. No caso de concursados, o servidor tem direito ao afastamento remunerado. O prefeito em exercício não necessita deixar o cargo, mas deve seguir todas as regras eleitorais previstas em lei.
O prefeito Celso Forneck reforça: “As mudanças foram pensadas com muito cuidado, de modo que não venham a abalar o andamento das secretarias. Os servidores que assumiram os cargos de Secretários já conhecem os respectivos setores e tenho certeza que desempenharão um ótimo trabalho, contando com o apoio do quadro funcional”, afirma Forneck.
Data de publicação: 28/03/2024
Créditos: Sara Ávila/Divulgação
Créditos das Fotos: AI/Divulgação