Localizada na Rua Capitão Schneider, no bairro Canabarro, a unidade atende, mensalmente, cerca de 400 pessoas, em atendimentos individuais e em grupo.

Nesta segunda-feira, dia 1º de abril, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Teutônia completou 15 anos de existência. Para comemorar, a coordenação preparou uma programação especial, com convidadas que fazem parte dessa história, homenagens e lembranças únicas, retomadas por meio de fotografias.

Mensalmente, cerca de 400 pessoas circulam pelos serviços do CRAS, entre atendimentos individuais e acompanhamentos em grupos. A unidade realiza aproximadamente 250 atendimentos individuais ao mês, ofertando aos munícipes a possibilidade de inscrição no Cadastro Único para acessar os Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Pé de Meia e Dignidade Menstrual, e os Programas Sociais do Governo Estadual, como Todo Jovem na Escola, Devolve ICMS, etc.

O CRAS oferta também o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), grupo que ocorre uma vez no mês, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com grupos de segunda a sexta-feira, para pessoas com idade a partir de sete anos.

Ademais, o CRAS oferece atendimento individualizado com profissionais de Serviço Social e de Psicologia, que orientam e avaliam, conforme os critérios postulados na lei n° 6153/2023, a concessão de benefícios eventuais, como auxílio-alimentação, auxílio-natalidade, auxílio-funeral, aluguel social, melhoria habitacional, auxílio-transporte, auxílio-mudança e auxílio na documentação civil.

Todos os atendimentos no CRAS são realizados mediante agendamento prévio, através dos números 3762-7252 e (51) 98577-0324.

História do CRAS
A política de assistência social foi implementada no município de Teutônia em janeiro de 1989, sendo desenvolvida como parte de um departamento junto à Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social. Nesse período, o trabalho era realizado por pessoas da comunidade, com atividades de benevolência.

Anos depois, em 1997, foi contratado o primeiro profissional de serviço social para desenvolver e direcionar as diretrizes da gestão, embasada na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) - Lei n° 874 2/93.

Em primeiro de abril de 2009, a assistência social foi organizada através da implementação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sediado em um pavilhão no bairro Canabarro. O Serviço, desde então, teve como objetivo principal prevenir situações de vulnerabilidade social, promover acesso aos direitos básicos dos cidadãos, assim como fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Em 2016, o CRAS foi instalado em um prédio novo, construído exclusivamente para este fim. No entanto, com o aumento de usuários a serem atendidos, o serviço precisou alocar-se em um espaço mais amplo.

Logo, em 2022, visando oferecer um atendimento mais qualificado para as demandas, bem como para uma melhor aplicação dos programas e projetos, o CRAS se mudou para Rua Capitão Schneider, n° 79, no bairro Canabarro, onde permanece atualmente.

Data de publicação: 03/04/2024

Créditos: Sara Ávila/Divulgação

Créditos das Fotos: Sara Ávila/Divulgação