Na data, 512 pessoas vacinaram-se contra a gripe. Equipe da Saúde reforça necessidade de mais munícipes buscarem pela imunização
O Centro Avançado de Saúde (CAS) de Canabarro foi o ponto que registrou mais atendimentos – ao todo 261. Os postos de saúde dos bairros Languiru e Teutônia realizaram 132 e 102 vacinas, respectivamente. Já a equipe de profissionais do Bairro Alesgut aplicou 88 vacinas. Canabarro também imunizou outras 47 pessoas, atendidas na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF2), Morada do Sol. Na localidade de Boa Vista, por sua vez, 31 vacinas foram aplicadas.
Do total de imunizações realizadas, mais de 75% foram aplicações de prevenção à Influenza: 512 teutonienses vacinaram-se contra a gripe. Oito pessoas foram imunizadas contra a Covid-19 e 141 munícipes realizaram vacinas de rotina.
A subsecretária da Saúde, Izadete Teresinha Meneghetti, agradece a mobilização da comunidade. “Estamos agradecidos por todos que se disponibilizaram a ir até os postos de saúde no sábado para fazer a vacina. Precisamos seguir com a mobilização. Mais pessoas precisam procurar as unidades de saúde para receber a imunização. A prevenção ainda é nossa maior aliada”, afirma.
Imunizações estão disponíveis em todas as salas de vacina
Desde a data de início da campanha, em 25 de março, até o 16º dia de abril, 2.716 pessoas foram vacinadas contra a Influenza em Teutônia. Dos grupos prioritários, o com maior cobertura vacinal (30,40%) é o de gestantes – 90 buscaram pela vacina até o momento; o grupo que recebeu mais aplicações foi o de pessoas com mais de 60 anos – 1.513 munícipes desta faixa foram vacinados, número que equivale a 25,34% do grupo.
Das crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, 413 foram imunizadas, ou 20,71%; entre os trabalhadores de saúde, 168 foram imunizados, ou 24,17%. 179 doses foram aplicadas em pessoas com comorbidades (22,89% do grupo); outras 49 doses foram aplicadas em professores (10,88% do grupo); e 13 doses foram aplicadas em puérperas (26,53% do grupo).
Até o momento, apenas 9 doses foram aplicadas em pessoas com deficiências permanentes, o que equivale a apenas 1% do grupo. Outras 282 imunizaram pessoas que integram outros grupos prioritários.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosângela de Souza Schussler, reforça a importância da vacinação contra a gripe. “Com a imunização reduzimos a circulação do vírus e consequentemente o número de complicações, casos graves e óbitos causados pela Influenza. É fundamental que os grupos prioritários busquem a vacina, e façam isso antes do inverno”, pontua. A estação fria favorece a circulação dos vírus, principalmente os respiratórios, uma vez que são mais comuns os períodos de permanência em locais fechados e com pouca ventilação.
Data de publicação: 17/04/2024
Créditos: Grasieli Nabinger / Assessoria de Imprensa da Pref
Créditos das Fotos: Camila Souza / Assessoria de Imprensa da Prefeitur