Novo modelo será implantado a partir do dia 04 de abril em trechos dos bairros Languiru e Canabarro.


A Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana, através do Setor de Trânsito, após consulta ao Conselho Municipal de Trânsito (COMTRANTE), informa que a partir do dia 04 de abril será implantando novo sistema de estacionamento rotativo em Teutônia. Do dia 21 de março ao dia 04 de abril serão realizadas ações de orientação aos motoristas, nos trechos onde será implantado o novo modelo.

O maior desafio era buscar uma alternativa para que o sistema de estacionamento rotativo funcionasse de forma efetiva nas ruas do comércio da cidade. Trata-se de uma demanda identificada durante o gabinete no comércio, projeto que consiste em visitas mensais do prefeito e da vice-prefeita, aos sábados, junto ao comércio, a fim de receber as principais demandas locais.

A alteração visa estruturar e regulamentar o sistema, para que ele funcione de forma efetiva e eficaz. A decisão foi tomada após debate entre os membros do COMTRANTE, conselho consultivo, composto de forma paritária entre representantes de entidades governamentais, representadas pelo executivo municipal, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual, e as entidades não governamentais, representadas pelos Centros de Formação de Condutores (CFC), Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia (CIC), Sindicato dos Trabalhadores Calçadistas (Siticalte), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Paróquia Católica, Sínodo Vale do Taquari.

Como vai funcionar?
A partir do dia 04 de abril, no intervalo de segunda-feira à sábado, das 8h00 às 18h00, o estacionamento rotativo gratuito passará a ter a obrigatoriedade do pisca alerta ligado, com prazo máximo de permanência na vaga de até 30 minutos, somente no lado direito da via. No lado esquerdo o estacionamento permanece com o sistema atual, porém, com prazo máximo de permanência na vaga de até 3 horas.

A implantação ocorrerá de forma gradativa nos locais onde foram identificados maior fluxo de veículos, e consequentemente, maior dificuldade de estacionamento. Com esta mudança, o cidadão que descumprir o novo sistema poderá ser autuado pela fiscalização de trânsito, seja de forma presencial ou através do sistema de videomonitoramento.

A equipe do Departamento de Trânsito já iniciou um roteiro de visitas, junto aos comerciantes dos trechos que serão alterados, para explicar como funcionará o novo modelo, a fim de esclarecer dúvidas e iniciar o processo de conscientização da população.

Implantação iniciará nos seguintes trechos:
Rua Capitão Schneider: trecho entre a rua Dom Pedro II e Rua 31 de Março;
Rua Carlos Arnt: trecho entre a rua Lucildo Schaeffer e rua Evaldo Schaeffer;
Rua Major Bandeira: trecho entre a rua Pedro Schneider e a rua 7 de Setembro;
Rua 3 de Outubro: trecho entre a rua Major Bandeira e a rua Arthur Pilz.

Data de publicação: 24/02/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia