A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Saúde, inaugurará o novo espaço do ESF 01 Raio de Luz nesta quarta-feira, dia 19, às 10h30. O objetivo principal é descentralizar os serviços de saúde pública, promover a aproximação dos profissionais com a população residente na região territorial de abrangência, com a finalidade de fortalecer vínculos, melhorando e tornando mais eficaz o acompanhamento do paciente, principalmente quanto ao histórico individual e familiar.
Por que essa reestruturação da Atenção Primária foi necessária?
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) integra a Política Nacional de Atenção Básica, que preconiza a oferta integral e gratuita dos serviços de atenção primária em saúde a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando determinantes e condicionantes de saúde.
Para isso, uma equipe de ESF deve atender a população de uma determinada área territorial, que varia em torno de 2 mil a 3,5 mil pessoas, divididas em microáreas, onde atuam as respectivas agentes comunitárias de saúde, que representam um dos elos entre a unidade e a população.
Em virtude disso, percebeu-se a necessidade de reorganizar e estruturar o processo de trabalho da Atenção Básica para melhorar a integração e a resolutividade das demandas, que são avaliadas através da qualidade, eficácia, eficiência e segurança das ações, sendo que, isto tudo está atrelado à estrutura física no território vivo, ou seja, onde todo o atendimento acontece.
A primeira mudança ocorreu com a separação do ESF 03 Aurora, tornando esta equipe independente do CAS. Também houveram outras reestruturações e oferta de novos serviços em diferentes unidades de saúde, que resultaram no término das longas filas de espera, um problema antigo do serviço de saúde que foi resolvido nesta gestão.
Após nova reorganização do espaço, os serviços do ESF Raio de Luz e CAS foram separados e as equipes poderão atuar de forma independente. A unificação da porta de entrada para as duas unidades de saúde, que atuam em horários distintos, gerava confusão e insatisfação nos pacientes, o que agora foi resolvido. E com isso, foi possível readequar o funcionamento e fazer novas adaptações, seguindo os critérios de referência territorial e de facilidade do acesso da população.
Demanda antiga
Esta era uma demanda antiga da equipe de profissionais do ESF 01, que se reuniu com os chefes do executivo e o secretário da pasta para dialogar e criar estratégias para reestruturação do ambiente, a fim de conquistar sua sede própria.
Medidas como esta são cruciais para criar e fortalecer vínculos, além de aproximar os profissionais das pessoas residentes em sua área de atuação, com intuito de melhorar e personalizar os atendimentos, oferecendo serviço com ainda mais qualidade e eficiência.
Conforme o secretário de saúde Juliano Renato Körner, a remodelação tornará os atendimentos mais eficazes, qualificará os indicativos dos serviços e gerará mais recursos para o município. O gestor também explica que a reorganização facilitará o gerenciamento da equipe de trabalho, resultando em mais agilidade.