Além do valor mensal de R$ 598,12 por criança, o poder executivo fornece toda alimentação necessária para as quatro refeições diárias das crianças. O repasse está de acordo com o Termo de Colaboração firmado com as escolas e o município
As Escolas de Educação Infantil (EEIs), ou escolas comunitárias, são mantidas por associação e suas gestões são de responsabilidade da diretoria da entidade. Porém, o município repassa um recurso de 74,78% do valor estimado para atender as crianças na escola, além de fornecer toda a alimentação necessária para as quatro refeições diárias, com acompanhamento de uma nutricionista do município. Este repasse está de acordo com a parceria firmada através dos Termos de Colaboração entre as escolas e o município.
Em 2018, o percentual inicial repassado era de 72,40%, menor do que o valor atual que, após o reajuste de 10,07%, que ocorrerá a partir de 1º de novembro deste ano, representa R$ 598,12 por criança.
De acordo com a coordenadora pedagógica da educação infantil, Andréia Luersen, uma das maiores preocupações relatadas pelas diretoras das escolas é a redução da contribuição espontânea das famílias. “Esta contribuição das famílias é importante para que as escolas possam oferecer serviços adicionais e diferenciados às crianças, a fim de estimulá-las em diversas áreas, pois esta é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças", destaca.
A Secretária de Educação, Fabiana Lampert, ressaltou que o diálogo ocorre há algum tempo com as escolas e que neste ano a administração realizou, pela primeira vez desde que o sistema foi implantado, o reajuste do valor mensal. “Outras medidas estão sendo avaliadas com intuito de auxiliar as escolas de educação infantil do município”, explicou.
Investimento em educação infantil
Em apenas dez meses, a atual gestão inaugurou a EMEI Darcy Ribeiro, uma nova escola no bairro Centro Administrativo, criando em torno de 80 novas vagas.
Foram construídas duas novas salas na EMEI Sonho de Criança, e adequação de uma nova turma, a fim de atender mais alunos que estavam na fila, o que resultou na criação de aproximadamente 50 vagas.
Há cerca de dois meses, 24 novas vagas foram criadas, junto às Escolas de Educação Infantil (comunitárias), a fim de reduzir a fila de espera e ofertar às escolas que tivessem interesse em receber mais alunos, desde que estivessem dentro das normas de capacidade e legalidade.
Em dezembro deste ano, mais uma nova EMEI será inaugurada, no bairro Canabarro, após o prédio passar por grandes reformas para poder receber as crianças. Serão cerca de 50 novas vagas.
Mais uma das ações já realizada foi a municipalização da EMEI Mundo Encantado, localizada no bairro Canabarro, que evitou fechamento da instituição de ensino.
Mais vagas projetadas para 2023
Na EMEI Caminhos do Saber, localizada no bairro Alesgut, está projetada a adequação do espaço para abertura de mais uma turma, que ainda será definida de acordo com a necessidade identificada na Central de Vagas.
Outro grande projeto está em fase de contratação, no bairro Teutônia, o qual será anunciado nos próximos dias e irá resultar em mais vagas para as turmas de educação infantil em 2023.
A escola EMEI Meu Cantinho, do bairro Centro Administrativo, está sendo ampliada e será concluída nesta gestão.
Além destas obras e reestruturações, o município projeta a construção de uma nova EMEI no bairro Canabarro.
Data de publicação: 26/10/2022
Créditos: Alana Gausmann Flores/Divulgação
Créditos das Fotos: Divulgação