Fenômeno causou perdas consideráveis nas lavouras de soja, cultura do milho grão, do milho silagem e da bovinocultura de leite. Há grandes perdas também na agropecuária

Nessa quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, no exercício do cargo de prefeita, assinou o Decreto nº 3215/2023, que declara situação de emergência em Teutônia devido à estiagem provocada pela redução de chuvas. Conforme relatório, esta situação de anormalidade afeta com maior intensidade a área rural do município.

A estiagem gerou prejuízo na safra agrícola de verão, perdas consideráveis nas lavouras de soja, cultura do milho grão, do milho silagem e da bovinocultura de leite e grandes perdas na agropecuária. Ainda, de acordo com o Relatório de Estimativa de Perdas, elaborado pela EMATER-RS/ASCAR, prejuízos econômicos e sociais constantes.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente relata que, a cultura de subsistência, conhecida popularmente como agricultura familiar, também foi afetada. A pasta ainda ressalta prejuízos no abastecimento de água em lagoas e açudes para a dessedentação de animais.

Uso racional da água
É fundamental que toda a população colabore na utilização dos recursos de maneira racional. É possível economizar reaproveitando a água da máquina de lavar roupas, evitando lavar calçadas e veículos, verificando e corrigindo vazamentos e mantendo a torneira fechada ao lavar louça e realizar a higiene pessoal.

Data de publicação: 16/02/2023

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: Divulgação