Serão oito reservatórios em diferentes localidades do interior do município
Teutônia foi contemplada com a instalação dos microaçudes em função da homologação do Decreto de Situação de Emergência a nível Estadual e a nível Federal no ano de 2022. Os reservatórios fazem parte do projeto Irriga + RS, que visa amenizar os impactos causados pelas estiagens, diminuindo, assim, os prejuízos aos produtores rurais e a economia do município.
Cada microaçude terá a capacidade de armazenar 1.600 m³ de água para irrigação e dessedentação animal. O projeto Irriga + RS faz parte do Programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, que tem como objetivo promover a implantação, a ampliação e a adequação de sistemas de irrigação, bem como fomentar a construção, a ampliação e a adequação de reservatórios de água, associadas obrigatoriamente a sistemas de irrigação e a efetividade de práticas para conservação de água no solo e uso racional dos recursos hídricos.
Para a Secretária de Agricultura, Lídia Dhein, essa iniciativa é uma oportunidade de atender a necessidade de reservação de água e qualificação da irrigação, pois a água é fundamental para o desenvolvimento das atividades no campo. "Essa água que podemos captar agora pode ser decisiva, caso ocorram novamente períodos de estiagem, principalmente para propriedades de hortifrutigranjeiros e também de pecuária de leite ou corte", afirma.
Com essa ação, Teutônia busca garantir o abastecimento de água para as atividades agrícolas e pecuárias, contribuindo para a segurança hídrica da região e para o desenvolvimento econômico e social do município.
Data de publicação: 04/04/2023
Créditos: AI/Divulgação
Créditos das Fotos: Nícolas Mallmann/Divulgação