Diálogo foi promovido pela Brigada Militar e Prefeituras de Teutônia, Poço das Antas, Westfália e Paverama a fim de orientar os profissionais sobre segurança nas escolas

Mais de 260 pessoas participaram do Projeto Encontro com as Escolas nesta segunda-feira, dia 17 de abril, realizado pela Brigada Militar em parceria com as Prefeituras de Teutônia, Poço das Antas, Westfália e Paverama. O evento reuniu as equipes diretivas das escolas da rede pública (municipal, estadual e comunitária) e privada dos municípios, além de pais representantes de cada instituição de ensino.

Na ocasião, o Capitão da Brigada Militar de Teutônia, Fábio Bilhar, abordou sobre índices reduzidos de criminalidade em Teutônia, em virtude do trabalho preventivo desenvolvido pelo efetivo, nos municípios atendidos pela 2ª Companhia do 40º Batalhão da Polícia Militar. Na sequência, o comandante orientou sobre as principais ações a serem desenvolvidas a fim de ampliar o sistema de segurança nas escolas, desde medidas simples, como o controle de acesso na portaria com identificação de entrada e saída de pessoas, à treinamentos e protocolos de reação para casos de ataques.

Na oportunidade, a Secretaria de Educação realizará treinamento para os profissionais das escolas do município, das redes pública e privada, incluindo as comunitárias, com objetivo de incrementar o sistema de segurança já existente nas instituições. A grande maioria das escolas municipais já conta com portão eletrônico e sistema de monitoramento por câmeras, sendo que os educandários que ainda não possuem, receberão o investimento.

O Comandante de Teutônia reiterou a necessidade dos profissionais da educação acionarem, imediatamente, a Brigada Militar em qualquer situação suspeita, de risco ou ação criminosa, por meio do contato 190. Bilhar também ressaltou a importância da comunidade ficar atenta às informações falsas (Fake News) repassadas em grupos de whatsapp, disseminadas de forma criminosa, a fim de causar pânico na população. O capitão reforçou a importância de denunciar ações como esta, assim como, atitudes suspeitas próximas às escolas, entre outras situações, quando for o caso. Para isso, disponibilizou o WhatsApp Denúncia da Brigada Militar (51) 99802 6428.

Data de publicação: 18/04/2023

Créditos: AI/Divulgação

Créditos das Fotos: Alana Gausmann Flores/Divulgação