Município é o 4º do Estado (acima de 20 mil habitantes) com melhor avaliação dos indicadores da atenção básica, com nota 9,1, em ações preventivas

Teutônia mais uma vez se destaca no Programa Previne Brasil, do governo federal, ao alcançar a nota de desempenho de 9,1, que avalia a Atenção Primária à Saúde de acordo com o desempenho em diferentes requisitos. Dessa forma, o Teutônia alcançou a melhor nota, entre os municípios acima de 20 mil habitantes, do Vale do Taquari, e figura na quarta posição no Estado, nesta mesma categoria, no que diz respeito ao primeiro quadrimestre de 2023. Isso demonstra o quanto Teutônia avançou nos serviços de saúde pública ofertados à população teutoniense.
É a maior nota dos últimos anos, tendo em vista que o município vem melhorando progressivamente, desde 2021, quando no primeiro quadrimestre a avaliação foi de 6,6. Já em 2022, no 1º quadrimestre alcançou 7,78, no 2º quadrimestre chegou a 7,95, e no último quadrimestre alcançou 8,46.  
Com mais profissionais e especialidades ofertadas na atenção primária, os cuidados com a prevenção tem sido intensificados, a fim de preservar a saúde das pessoas. São inúmeras as ações e projetos realizados com o objetivo de atender os munícipes com mais agilidade e qualidade. Um dos destaques a esta conquista se deve as equipes, que têm trabalhado em horários diferenciados, no turno da noite e aos sábados de manhã, para atender a população e ofertar serviços e exames preventivos, como a coleta de cito patológico e a vacinação, o que contribui para atingir as metas. Somente nestes primeiros quatro meses, foram realizados 1.114 exames de pré-câncer nos postos de saúde.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos.
Os atributos da APS são fortalecidos pelo Pagamento por Desempenho do Programa Previne Brasil, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação.
 
Os indicadores do pagamento por desempenho considerados em 2023 foram:
 
1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação.
2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.
3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.
4 - Proporção de mulheres com coleta de cito patológico na APS.
5 - Proporção de crianças de 1 ano de idade com esquema vacinal completo.
6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre.
7 - Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Data de publicação: 26/05/2023

Créditos: Assessoria de Imprensa

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa