Diante da crescente demanda de atendimento às crianças no espectro autista no serviço de fonoaudiologia de Teutônia, a Secretaria de Saúde, por meio da Fonoaudióloga Gisele Schaurich Rezende, iniciou um grupo de estimulação de linguagem para auxiliar esse público tão especial.
O projeto "Me ensine a aprender", tem como objetivo principal proporcionar informação e acolhimento aos pais de crianças no espectro autista que estão na fila de espera por atendimento fonoaudiológico, fazendo com que os próprios pais se tornem protagonistas do desenvolvimento de seus filhos, aprendendo a estimular a linguagem de forma lúdica e educativa. A iniciativa visa suprir a necessidade de atendimento individual, atendendo um número maior de famílias em sessões de grupo.
Segundo dados recentes, o número de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) aumentou consideravelmente nos últimos anos, resultando em longas filas de espera para atendimentos individuais. Diante dessa realidade, o projeto surge como uma solução viável e inclusiva para atender a demanda crescente, proporcionando suporte e progresso para um número maior de crianças que necessitam de atendimento especializado.
A partir de aulas práticas, rodas de conversa, dinâmicas, jogos e brincadeiras, o projeto busca proporcionar para as famílias meios de incentivar a interação social entre elas, promovendo o desenvolvimento da linguagem e aquisição de habilidades iniciais das crianças. Os pais participarão de atividades que visam informar e orientar sobre estratégias de estimulação da linguagem que podem ser aplicadas em casa e deverão compartilhar semanalmente suas experiências.
A fonoaudióloga responsável pelo projeto possui sólida experiência no tratamento de crianças dentro do espectro autista, respaldada por formações e especializações na área.
Os encontros do grupo serão realizados semanalmente e terão a duração de aproximadamente uma hora.
Para participar, as famílias devem entrar em contato por meio do telefone (51) 3762-7800, no Centro Avançado de Saúde (CAS), no bairro Canabarro.
Data de publicação: 13/07/2023
Créditos: Assessoria de Imprensa
Créditos das Fotos: Divulgação