Projeto é realizado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Sec. Estadual do Trabalho, Emprego e Renda e Sec. Mun. de Administração, com a finalidade de disseminar o conhecimento sobre o mercado de trabalho para iniciação da vida profissional
Nesta quinta-feira, dia 22, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) em conjunto com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda e Secretaria Municipal de Administração, deu início ao Projeto Sine na Escola, que visa disseminar o conhecimento sobre o mercado de trabalho e preparar adolescentes, a partir dos 14 anos de idade, para iniciação na vida profissional.
O projeto desenvolvido pela analista técnica da FGTAS, Cláudia Gutteres, em horário de aula, atendeu 140 estudantes no primeiro dia e seguirá nas próximas semanas a fim de contemplar todas as escolas municipais. A didática envolve palestra e roda de conversa para tratar de assuntos relacionados ao cenário atual do mercado de trabalho, as transformações e principais mudanças no pós-pandemia; a importância do trabalho formal, as principais áreas e oportunidades; a dificuldade de conseguir mão de obra qualificada e com escolaridade adequada à vaga/solicitação dos empregadores; a importância de buscar qualificação contínua e de usar a tecnologia e os meios digitais como ferramenta de estudo e profissionalização; vagas e profissões emergentes no pós-pandemia.
Além de falar sobre o funcionamento do mercado de trabalho, a analista informa sobre o Programa Jovem Aprendiz, Programa de Estágios, orienta a melhor forma de elaborar um currículo, sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, importância da organização e atualização dos documentos e dados pessoais, e como solicitar a Carteira de Trabalho (CTPS) digital.
De acordo com pesquisa recente publicada pelo IBGE, em novembro de 2021, indicando que o maior índice de demissões está atrelado ao público jovem, com idades entre 18 e 26 anos, e os principais motivos estão relacionados ao uso inadequado do celular e desrespeito à hierarquia.
A profissional também repassou dicas de como ser um profissional bem sucedido, através do desenvolvimento da inteligência emocional, proatividade e empatia.
Data de publicação: 22/09/2022
Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia
Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia