A dificuldade de acesso ou atualização das informações através do aplicativo, na grande maioria das vezes, está ligada a desatualização do Cartão SUS.
O Conecte SUS Cidadão é um aplicativo que visa facilitar o acesso às informações referentes a saúde como o histórico clínico, onde constam as vacinas que o cidadão recebeu, exames laboratoriais de COVID-19 realizados, internações e medicamentos dispensados. Também é possível ter acesso ao Cartão de Vacinação Digital e ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, entre outros serviços oferecidos pelo SUS. Para mais informações as pessoas podem acessar o seguinte endereço eletrônico: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/conecte-sus
Nos casos em que o comprovante de vacina não apareça na plataforma “Conecte SUS”, em um prazo de até cinco dias úteis após a aplicação, ou apresente algum erro relacionado às informações da vacina contra a Covid-19, provavelmente o cadastro não esteja atualizado no sistema do SUS de Teutônia, que envia os dados de vacinação à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), refletindo no Conecte SUS.
Como atualizar o Cartão SUS?
Para atualizar o cadastro, é necessário procurar a Secretaria de Saúde, na sala 22, no centro Administrativo, das 07h30 às 11h00, portando os seguintes documentos:
– Cartão do SUS;
– Comprovante de residência atualizado;
– Identidade e CPF;
Concluída a atualização do Cartão do SUS, o usuário deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) onde recebeu a vacina e solicitar a correção necessária, caso haja necessidade de alteração. Se o paciente realizou a vacinação na modalidade drive-thru, deve procurar também sua UBS de referência e, em seguida, aguardar a atualização junto ao aplicativo, o que pode demorar alguns dias.
Até a data, o aplicativo Conecte SUS não disponibiliza dados vacinais de pacientes que fizeram vacinas na modalidade de intercambialidade (dose 01 e dose 02 de laboratórios diferentes).
É necessário reforçar que a carteira de vacinação, preenchida e entregue nas salas de vacinas, é um documento válido como comprovante de vacinação, e cabe a cada um portar este documento caso encontre problemas no aplicativo Conecte SUS.
Data de publicação: 21/12/2021
Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia
Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia