A campanha de conscientização contra o suicídio, Setembro Amarelo, começou no Brasil em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida, em parceria com o Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 10 setembro como o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”.
O objetivo da campanha é formar uma rede de apoio e conscientizar as pessoas sobre os fatores de risco que levam ao suicídio. A cor amarela foi escolhida por representar a luz do sol, um símbolo que corresponde à preservação da vida.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos de suicídio estão relacionados aos transtornos mentais, o que pode ser evitado se a pessoa receber os cuidados necessários. Conforme a equipe de profissionais do CASA Mental, é importante reforçar que o comportamento suicida ocorre quando há sofrimento intenso e não apenas em pacientes que apresentam transtorno mental.
O médico e coordenador do CASA Mental, Dr Enrico Arthur Neiss, ressalta a importância de ações preventivas. “É possível poder mudar este cenário através da prevenção, principalmente com o fortalecimento de laços afetivos, relações familiares construtivas, ocupação do tempo e os cuidados com a saúde física e mental”, explica.
O Centro de Atendimento em Saúde Mental (CASA) está desenvolvendo algumas ações no mês de setembro, incluindo a participação dos usuários, como a Blitz da Saúde Mental, realizada no dia 10, na sinaleira do bairro Languiru e na rua das lojas em Canabarro. Também foram promovidas rodas de conversas sobre o tema nos grupos da melhor idade, além da exposição de flyers nas unidades básicas de saúde, visitas domiciliares nas residências localizadas no interior do município; parceria com empresas do município e entrega de Flyers aos funcionários, e o Fórum de Prevenção ao Suicídio, que será realizado no dia 27, voltado aos profissionais da rede de apoio do município, da rede pública e privada.
Data de publicação: 19/09/2022
Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia
Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia