O sucesso do programa em Teutônia despertou o interesse de escolas não prioritárias para desenvolvimento das ações. De 22 passaram para 30 escolas inscritas
Ao longo de 2021 e 2022 foram desenvolvidos, a partir da criação de um grupo de trabalho composto por profissionais das secretarias municipais de saúde e educação, diversas ações de educação em saúde. As principais ações foram de prevenção contra Covid-19, vacinação dos alunos no ambiente escolar, avaliação nutricional das crianças, prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, educação para uso racional e descarte adequado de medicamentos, ação de avaliação de saúde bucal realizada pela dentista da Secretaria de Saúde, Roberta Parise, que avaliou os alunos das escolas inscritas no PSE, diretamente no ambiente escolar, com encaminhamento para atendimento odontológico na atenção básica, para os casos em que foi constatada a necessidade.
Uma das ações resultou em reconhecimento a nível estadual, por meio do concurso Farmácia vai à Escola, com dois alunos premiados em 2021, e dois alunos, dois professores e dois farmacêuticos premiados em 2022. Além disso, o relato de experiência desta ação no Simpósio Regional de Assistência Farmacêutica da profissional Juliana Dörr, que atua na rede municipal de saúde, conquistou o 1º lugar no Estado.
O sucesso das ações na educação fez com que as escolas consideradas não prioritárias desejassem participar para o ciclo 2023-2024. Neste ano Teutônia terá 100% de adesão das escolas públicas no município, incluindo a rede municipal, estadual e uma de educação especial.
Ao todo serão 30 escolas participantes, com 5.827 estudantes contemplados, de acordo com o censo escolar 2021. Ao concluir a adesão, o município se comprometeu em realizar ações para continuar desenvolvendo educação em saúde.
A nutricionista Camila Pereira, responsável pela gestão do PSE no município, confirmou que o grupo já tem o plano inicial de ações para 2023/2024, o qual contempla as seguintes ações:
- Promoção da atividade física, Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
- Verificação da situação vacinal;
- Prevenção da gravidez na adolescência e do HIV/IST;
- Combate ao mosquito Aedes aegypti.
O secretário de saúde, Juliano Renato Körner, falou sobre importância de ações preventivas. “O trabalho de promoção à saúde é muito importante para prevenção de inúmeras doenças. O intuito do programa ser realizado diretamente nas escolas é para levar conhecimento e proporcionar experiências que possam contribuir com a saúde dos cidadãos desde a fase infantil, a fim de mudar hábitos que possam influenciar diretamente na fase adulta. Só temos a agradecer o comprometimento dos profissionais da saúde e da educação na entrega de ações tão importantes para nossas crianças”, destaca.
A secretária de Educação, Fabiana Lampert, relatou sobre a experiência positiva de promover ações de saúde dentro do ambiente escolar. “É gratificante acompanhar o andamento das ações e perceber o resultado na saúde das crianças. Este trabalho conjunto realizado com a secretaria de saúde irá refletir em mudanças de hábito e cidadãos ainda mais saudáveis na vida adulta. Estamos muito felizes com a aceitação dos profissionais, das famílias e, principalmente, do envolvimento das crianças e adolescentes”, ressalta.
Data de publicação: 04/01/2023
Créditos: AI/Divulgação
Créditos das Fotos: AI/Divulgação