A vacina será ofertada para a população a partir de 6 meses de idade. Medida é adotada em função do aumento de internações por infecção respiratória e elevada procura por atendimento médico e pediátrico nos postos de saúde

Em virtude do aumento de internação de infecções respiratórias e do estoque de doses de vacinas, o Programa Nacional de Imunizações amplia a oferta da vacina influenza à população a partir de 6 meses de idade, a depender do estoque existente da vacina.

A Secretaria de Saúde reforça que, embora, pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença. Nesse sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, especialmente cardiorrespiratórias, obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros. Por este motivo, todos os esforços deverão ser continuados para vacinar esses grupos prioritários.

            No entanto, a ampliação se justifica no benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários já estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de contribuir com a redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o período do outono e inverno.

As consultas médicas com clínico geral nos postos de saúde tiveram um aumento de 22% no último bimestre, alcançando uma média mensal de 7.045 atendimentos. As consultas com pediatras registraram uma alta ainda maior de 38,9% na demanda no mesmo período, com uma média de 1.027 atendimentos por mês, somente nos postos de saúde.

 

Sobre a vacinação

A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.

Os pacientes devem levar a carteira de vacinação, um documento de identidade e o cartão do SUS na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Não há necessidade de agendamento. Todas as UBS dispõe da vacina, com exceção da EAP de Vila Esperança.  

Data de publicação: 16/05/2023

Créditos: Assessoria de Imprensa

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa