A Capital Nacional do Canto Coral, Teutônia, situa-se no Vale do Taquari, na região central do Estado. Com localização privilegiada, está próxima dos principais polos econômicos do Rio Grande do Sul.

Conheça Teutônia
Teutônia emancipou-se de Estrela no dia 24 de maio de 1981, sendo criado pela Lei 7.542, de 5 de outubro do mesmo ano, e instalado oficialmente em 31 de janeiro de 1983. Hoje é uma das principais economias do Vale do Taquari, sendo referência em diversas áreas.

Gentílico: teutoniense
Microrregião: Lajeado-Estrela
Mesorregião: Centro Oriental Rio-Grandense
Distância da Capital: 110 Km
População: 33.766 habitantes, conforme estimativa do IBGE em 2020
Densidade demográfica (2010): 152,68 hab/km²
Área: 178,460 km²
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): 0,747 (2010)
Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese): 0,812 (2016)
Produto Interno Bruto (PIB): R$ 1.182.113.000,00 (2017)
PIB per capita: R$ 41.808,00 (2017)
Bairros: Canabarro, Centro Administrativo, Languiru, Alesgut, Boa Vista e Teutônia
Localidades: Linha Germano, Linha São Jacó, Posses, Linha Ribeiro, Linha Wink, Linha Boa Vista Fundos, Linha Catarina, Linha Gamela, Linha Capivara, Linha Pontes Filho, Linha Clara, Linha Harmonia, Linha Welp, Linha Geraldo e Linha Leopoldina.

Aspectos Físicos
Teutônia limita-se com os municípios de Imigrante, Westfália, Estrela, Colinas, Fazenda Vilanova, Paverama, Poço das Antas, Barão, Boa Vista do Sul e Maratá.

O relevo é marcado por áreas onduladas. A maior altitude é de 600 metros, no Morro da Harmonia. O clima é subtropical. O território do município é banhado pelos arroios Boa Vista e Posses, que deságuam no Rio Taquari.

Economia
Teutônia é a segunda maior economia entre os 39 municípios filiados à Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), de acordo com o índice de retorno do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A base da economia é a agropecuária, com uma produção bastante diversificada. Na pecuária destaca-se a bovinocultura leiteira, a avicultura, a suinocultura e a criação de aves de postura. A principal cultura é o milho, seguindo-se de produtos de subsistência como feijão, aipim, batata e hortaliças. A produção de lenha (acácia e eucalipto) também merece destaque.

Uma característica das propriedades rurais é o minifúndio, com a média de 8,8 hectares por propriedade.

O setor industrial é liderado pela indústria alimentícia e pela indústria calçadista, seguidas pelos setores de esquadrias, moveleiro, metalúrgico e lapidação de pedras.

O comércio, da mesma forma, é forte e diversificado, com concentração principal nos três maiores bairros: Canabarro, Languiru e Teutônia.

Cultura
No âmbito cultural, o município destaca-se pelo excelente desempenho nas áreas artística, musical e cultural. O Projeto Teutônia Cultural, lançado em 2023, contempla 28 oficinas de diferentes áreas, tendo mais de mil vagas gratuitas para a comunidade. Em Teutônia existem mais de 40 sociedades organizadas de canto coral, além da música instrumental, representada pela Orquestra de Teutônia, Orquestra Henrique Uebel e o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia. Existe ainda os Coros Municipais, diversos grupos de danças folclóricas e teatro.

Desde o dia 22 de dezembro de 2017, Teutônia é oficialmente a Capital Nacional do Canto Coral. A Lei Federal nº 13.563, que dá ao município o título, foi sancionada pelo presidente Michel Temer no dia 21 de dezembro de 2017. O projeto para tornar Teutônia a Capital Nacional do Canto Coral tramitou no Congresso Nacional por cerca de sete anos. São mais de 1 mil coralistas que se dedicam à atividade.

Também destacam-se diversos eventos como o Parada Natalina, Semana Farroupilha, Teutoberfest, Festival de Balonismo, Encontro de Carros Antigos, Encontro de Motos (Teutônia Moto Fest e Teutomoto), shows e espetáculos, além da grande Festa de Maio, que acontece a cada dois anos, celebrando o aniversário de Teutônia.

No turismo, Teutônia se destaca pelos diversos pontos de visitação, dentre eles a Lagoa da Harmonia, o Engenho Quatro Ventos e o Centro Administrativo. Conheça todos os pontos turísticos na aba Turismo.