Conta com um rico acervo de móveis e objetos antigos, inclusive muitos itens que remetem à época de colonização do município, que foram doados por teutonienses. Câmeras fotográficas, máquinas de escrever, ferramentas agrícolas, sapatos-de-pau, vestidos antigos das soberanas, fotografias antigas, ferramentas e móveis antigos raros, entre inúmeros outros itens, podem ser encontrados no museu.
Mas a maior atração se dá por conta da engenhosa estrutura musical, onde encontramos sete instrumentos musicais em um só e que pertenceu a Henrique Üebel, que dá nome ao museu. O Homem Orquestra, como era conhecido Henrique Üebel, usava sua engenhoca para tocar vários instrumentos de uma só vez. Essa façanha proporcionava aos ouvintes uma apresentação digna de orquestra.
O museu recebe anualmente milhares de visitantes, oriundos de diversas cidades do Estado, do Brasil e até mesmo de outros países.
Horários de visitação:
Segunda à sexta-feira: das 8h às 11h30min e 13h30min às 17h
Sábados, domingos e feriados: das 14h às 17h
* Outros horários, mediante agendamento
O que oferece:
- Mais de 2 mil peças que compõe o acervo, como câmeras fotográficas, máquinas de escrever, ferramentas agrícolas, sapatos-de-pau, vestidos antigos das soberanas, fotografias antigas, ferramentas e móveis antigos raros, entre inúmeros outros itens;
- Os sete instrumentos musicais utilizados por Henrique Üebel, conhecido como Homem-Orquestra.
E-mail: cultura@teutonia.rs.gov.br