Aparelho está em fase de aquisição pela Administração Municipal e estará disponível na rede de Atenção Básica do Município. Até o momento, testes eram feitos no Hospital Estrela

Em breve, Teutônia oferecerá mais um serviço neonatal na rede de Atenção Básica de Saúde: os testes de orelhinha e da linguinha, que fazem parte das triagens neonatais oferecidas a todos os recém-nascidos pelo Ministério da Saúde. Até o momento, as mães precisam se deslocar até o Hospital Estrela com seus filhos recém-nascidos para fazer estes testes. O aparelho está em fase de aquisição pela Secretaria de Saúde de Teutônia, com recursos oriundos das sobras da Câmara de Vereadores.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, enaltece a importância de se fazer os testes em Teutônia. “As mães terão o conforto de fazer os testes da orelhinha e da linguinha mais perto de casa. Vamos iniciar com os testes junto ao Centro Avançado de Saúde, mas temos a intenção de ampliar o serviço também nas outras unidades. É mais uma iniciativa que outorga a nossa proposta, de investir nas pessoas. Neste caso, estamos investindo nos futuros teutonienses”, coloca.
A autorização para iniciar o processo de aquisição do equipamento foi assinada na segunda quinzena de março. Nesta semana, o Executivo visitou grupos de gestantes nos postos de saúde e anunciou a novidade, tendo em vista que as futuras mães já poderão utilizar o serviço, assim que o equipamento chegar e o espaço junto ao Centro Avançado de Saúde, no Bairro Canabarro, receber as adequações necessárias. No ano passado, Teutônia registrou 399 nascimentos.
Conforme o secretário de Saúde, Hélio Brandão, oferecer estes testes em breve junto à rede de Atenção Básica do Município, qualifica ainda mais os serviços pré-natais e neonatais oferecidos pela Secretaria de Saúde. “Estamos atendendo um anseio das mães, que, com o filho recém-nascido e necessitando do repouso pós-parto, precisam se deslocar até Estrela. É mais uma ação que consolida a nossa proposta, de trazer a saúde para mais perto das pessoas, através de um novo olhar para a nossa população”, frisa.

Saiba mais

Conforme a fonoaudióloga Cáthia Schaeffer, que será responsável pelos testes, a triagem auditiva neonatal (TAN) ou teste da orelhinha é o exame de otoemissões acústicas que deve ser realizado no recém-nascido a partir do seu segundo dia de vida. “O teste objetiva identificar a deficiência auditiva o mais precocemente possível e garantir melhores resultados para o desenvolvimento da função auditiva. Já o teste da linguinha visa avaliar o freio da língua e suas alterações, que podem ser a causa do desmame precoce e de problemas de fala no futuro”, explica.
Cáthia ainda acrescenta que a realização destes testes no município em breve representa um marco na saúde de Teutônia, principalmente no que se refere aos cuidados com a primeira infância. “Felizmente o município já conta com o programa Primeira Infância Melhor, que realiza um trabalho preventivo maravilhoso com nossas crianças”, sublinha.

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 03/04/2019

Créditos das Fotos: Édson Luís Schaeffer