Via é uma das principais ruas comerciais de Teutônia. Abertura dos envelopes será dia 31 de maio
Uma das principais vias comerciais de Teutônia, a Rua Capitão Schneider, no Bairro Canabarro, será revitalizada em breve. Isto porque o Executivo encaminhou o processo licitatório para revitalização da via, contemplando calçadão, floreiras, bancos, entre outros itens arquitetônicos, com o objetivo de valorizar os estabelecimentos comerciais instalados no local.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, observa que o objetivo da revitalização é fomentar o comércio desta importante via. “Neste projeto procuramos atender tudo aquilo que for necessário, evitando novas obras no local após a revitalização concluída. Esta via é suma importância para o município, pois agrega toda a diversidade comercial numa só rua, gerando emprego e renda e se configurando como um verdadeiro shopping a céu aberto”, enaltece.
O processo licitatório será na modalidade concorrência, do tipo menor preço, e prevê a contratação de empresa especializada para execução da ampliação do passeio público, implantação de mobiliário urbano e paisagismo, implantação de rede drenagem pluvial e sistema de iluminação pública, e sinalização horizontal e vertical. A área de interferência será de 4.180,59 metros quadrados, compreendo o trecho entre as ruas 7 de setembro e 31 de Março. A ideia inicial era de um calçadão semelhante ao de Estrela, com um projeto arquitetônico diferenciado. No entanto, após reuniões com os comerciantes da via, se chegou à conclusão de que ajustes eram necessários, visando atender anseios dos empreendedores locais, como estacionamento e outras questões.
A calçada, com dois metros de largura, será de blocos de concreto (semelhante às das ruas Major Bandeira e Três de Outubro, no Bairro Languiru) e contará com bancos e floreiras de concreto armado, além de piso tátil para deficientes visuais. Além disso, a via terá estacionamento rotativo nos dois lados e a pista será de dupla rodagem, continuando em sentido único. O valor estimado da obra é de R$ 816.489,02, recurso que integra o financiamento de R$ 5 milhões encaminhado junto ao Badesul. A abertura dos envelopes ocorre na manhã do dia 31 de maio.
Segundo o subsecretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Clemir Tavares de Jesus, o projeto contempla os anseios dos comerciantes. “Realizamos reuniões com os comerciantes da via, onde várias alterações foram propostas. Por isto, neste projeto, procuramos copiar fielmente as alterações sugeridas. A revitalização da rua foi um compromisso assumido, afinal é uma via de suma importância para Teutônia”, salienta.
Perspectivas da revitalização da Rua Capitão Schneider
CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Data de publicação: 06/05/2019
Créditos das Fotos: Paulo Sérgio Rosa, Édson Luís Schaeffer