Primeira fase contempla pessoas com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde. Área do ESF Morada do Sol, no Loteamento 8, será a primeira região contemplada. Residências com idosos devem ser identificadas com lenço vermelho.

Teutônia inicia na tarde desta segunda-feira, dia 23 de março, a campanha de vacinação contra a influenza (gripe). A primeira fase contempla pessoas com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde. A vacinação para os idosos ocorrerá de forma domiciliar e, para isso, solicita-se que as residências onde há idosos sejam identificadas com lenço vermelho em local visível. Área do ESF Morada do Sol, no Loteamento 8, será a primeira região contemplada.

Em função das ações de combate ao novo coronavírus, os moradores dos bairros Canabarro, Centro Administrativo, Languiru, Alesgut e Teutônia,  que se enquadram no público-alvo da primeira fase, irão receber a a vacina em casa. Cada bairro será setorizado e, em cada turno, uma região será atendida por equipes volantes da Secretaria de Saúde. As regiões serão informadas ao longo da vacinação, sendo que, então, será necessária a identificação das casas, onde há idosos, com lenço vermelho, em local vísivel. Área do ESF Morada do Sol, no Loteamento 8, será a primeira região contemplada, a partir da tarde desta segunda-feira.

Solicita-se que os idosos aguardem a aplicação da vacina, que pode ser feita até o dia 15 de abril, em sua residência, evitando o deslocamento até as unidades de saúde e cumprindo os decretos publicados pelo Município, no sentido de evitar aglomerações de público e, assim, coibir a possibilidade de transmissão do novo coronavírus. “Todos serão vacinados, não há a necessidade de de se dirigir aos postos de saúde”, reforçam as equipes de saúde.

A população do Bairro Boa Vista e do interior, da mesma forma, não deve se deslocar até os postos de saúde para se vacinar. Uma data será definida, quando as equipes da Secretaria de Saúde  elaborarão uma estratégia de vacinação, isto é, se será em locais determinados ou a domicilio.

A influenza (gripe) é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar-se de uma forma leve ou grave, trazendo complicações à saúde das pessoas. Ela se transmite por meio de gotículas ao falar, espirrar ou tossir e também por objetos ou móveis contaminados por secreções. Pode ser evitada através da vacina, bem como através de práticas simples de higiene, como lavando as mãos e arejando o ambiente.

O público alvo total de Teutônia representa 8.918 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas na terceira fase da campanha.

Durante o período de campanha, que segue até o dia 22 de maio, a vacina da gripe estará disponível somente para pessoas dos grupos prioritários. O Dia D será dia 9 de maio. Solicita-se que as pessoas apresentem, no momento da vacinação, o documento de identificação e a carteirinha de vacinação para colocar em dia as vacinas atrasadas. Para as gestantes, solicita-se também que apresentem o cartão da gestante.

Fases da vacinação

A vacinação contra a gripe terá as seguintes fases:

>>> 1ª FASE – 23 de março a 15 de abril – 3.873 pessoas

– Idosos (60 anos ou mais de idade) – vacinação domiciliar

– Trabalhadores da saúde

>>> 2ª FASE – 16 de abril a 8 de maio – 1.355 pessoas

– Professores das escolas públicas e privadas

– Profissionais das forças de segurança e salvamento

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

>>> 3ª FASE – a partir do dia 9 de maio – 3.690 pessoas

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

– Gestantes

– Puérperas

– Povos indígenas

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

– População privada de liberdade

– Funcionários do sistema prisional

– Adultos de 55 a 59 anos de idade

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer

Data de publicação: 22/03/2020

Créditos das Fotos: Foto: