O Governo do Estado aprovou o plano de cogestão do Modelo de Distanciamento Controlado proposto pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). A confirmação foi...
O Governo do Estado aprovou o plano de cogestão do Modelo de Distanciamento Controlado proposto pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). A confirmação foi feita no sábado, dia 22 de agosto. Isso significa que, agora, os municípios signatários do Plano, o que inclui Teutônia, poderão adotar medidas mais flexíveis do que as definidas pela bandeira vermelha. O plano prevê regras mais flexíveis para os setores de Comércio, Serviços, Alimentação e Administração Pública.
Na última sexta-feira, 21 de agosto, Lajeado e a região do Vale do Taquari foram classificados na bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento Controlado para a semana entre os dias 25 e 31 de agosto. O índice final foi de 2,03, enquanto que na semana passada o indicador era de 1,23 – quanto menor o índice, melhor. A AMVAT entrou com recurso para buscar reverter a bandeira, que não foi aceito pelo Estado. Mesmo com o recurso não aceito, o plano de cogestão que flexibiliza as regras já será válido a partir desta terça-feira, dia 25.
Saiba como funciona o Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19)
No caso da região se classificar em bandeira vermelha, os setores que terão protocolos mais flexíveis são:
– Administração Pública : adota as regras da bandeira laranja
– Alojamento e Alimentação : mantém teto de ocupação da bandeira vermelha, e os restaurantes a la carte, prato feito, buffet sem autosserviço, lanchonetes e lancherias adotam modo de atendimento presencial restrito das 7h às 23h
– Comércio : adota as regras da bandeira laranja
– Serviço : adota as regras da bandeira laranja
Os setores de Agropecuária, Indústria, Educação, Saúde e Assistência, Serviços de Informação e Comunicação, Serviços de Utilidade Pública e Transporte, permanecem com regras vigentes do decreto estadual para bandeira vermelha.
Para garantir que as medidas flexibilizadas não ofereçam riscos à saúde pública, foi formada uma comissão técnica que fará a análise regional do avanço da pandemia no Vale do Taquari. Integram a comissão o secretário da Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, o diretor do Hospital Bruno Born de Lajeado, Cristiano Dickel, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, a representante da Vigilância Sanitária de Estrela, Carmen Hentschke e o médico indicado pelo município de Encantado, Paulo Führ.
Confira o Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) – Regiões de Saúde R29 e R30:
(Publicação autorizada conforme inciso VIII, §3º do artigo 1º da Emenda Constitucional nº 107/2020 – publicidade institucional de atos e campanhas dos órgãos públicos municipais destinados ao enfrentamento à pandemia da Covid-19 e à orientação da população quanto a serviços públicos e a outros temas afetados pela pandemia)
Data de publicação: 24/08/2020