A cobertura está acima da média estadual e nacional. O resultado é fruto do trabalho contínuo de orientação realizado pela equipe e pelo fato do teste ser disponibilizado no município

Na sexta-feira, dia 05, as representantes da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Gabriela Vilma Delazeri e Bianca Borger Lussani, foram recebidas pela equipe da Secretaria de Saúde para falar sobre o Teste da Orelhinha, realizado no município de Teutônia.

A Fonoaudióloga da 16ª CRS, Gabriela Delazeri, apresentou o novo modelo de encaminhamento para BERA (Potencial evocado auditivo de tronco encefálico) Triagem e BERA Diagnóstico, a fim de ressaltar a importância de encaminhar e agendar de forma correta. Estes exames tem a finalidade de detectar casos de perda auditiva, para os quais os bebês, com indicadores de risco ou com resultado de falha no Teste da Orelhinha, são encaminhados.

Na oportunidade, as auxiliares administrativas do sistema de regulação esclareceram dúvidas com relação à especificidade de cada exame, diretamente com a fonoaudióloga, além de receber as informações sobre o fluxo deste serviço.

A fonoaudióloga Gisele Rezende, apresentou ao grupo os dados da cobertura da Triagem Auditiva Neonatal no município no ano de 2021, que obteve abrangência acima de 98%, atendendo à recomendação do Ministério da Saúde, apresentando resultado acima da média nacional e estadual. Um dos fatores que contribuem para essa cobertura é o fácil acesso ao agendamento nas UBS, já nos primeiros dias de vida, durante a consulta de enfermagem.

A equipe avalia a Triagem Auditiva Neonatal no município de forma muito positiva, pois além de facilitar o acesso às famílias, também contribui para a integração das unidades básicas de saúde e a interação entre os profissionais. O recém-nascido é atendido pela rede municipal de saúde, facilitando o serviço de busca ativa, encaminhamentos e discussão de casos, além de agilizar o processo de diagnóstico e protetização (adaptação do aparelho auditivo), quando necessário.

Data de publicação: 09/08/2022

Créditos: Assessoria de Imprensa Teutônia

Créditos das Fotos: Assessoria de Imprensa Teutônia